sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FLORIANO MOLON - A HISTÓRIA VIVA DA SERRA GAÚCHA

Desde que comecei a estudar o vinho brasileiro do Rio Grande do Sul já há muitos anos, conheci uma literatura direta e histórica, de um professor pesquisador da matéria. O tema era "Otávio Rocha, cem anos de vida colonial", de autoria de Floriano Molon.

Depois vieram outros livros, matérias e participações em eventos culturais que tornaram o professor Molon em um ícone da literatura histórica da Serra Gaúcha.

Otávio Rocha, cenário onde atuou um dos maiores vitivinicultores do vinho brasileiro, o João Slaviero, cujas reminescências de sua Granja ainda permanecem esquecidas nos arredores da vila.

Na minha opinião, está mais do que na hora da comunidade vitivinícola da Serra Gaúcha prestar mais atenção aos restos abandonados da Granja do Slaviero e tratar de recuperá-los para o enoturismo, assim prestando uma homenagem ao João Slaviero, uma das maiores lideranças históricas do vinho brasileiro.

Outra figura batalhadora que merece uma atenção especial é o professor Floriano Molon que, pelas décadas de serviços prestados reúne méritos de sobra para ser homenageado.

Aliás, tenho a impressão de que os escritos do Floriano devem ter raízes em um dos maiores mestres da ampelografia mundial, Dott. Girolamo Molon, professor de vicultura, fruticultura e Horticultura na Reggia Scuola Superiore di Agricultura de Milano, autor da obra prima Ampelografia - Descrizione delle Migliori Varietà di Viti, Milano, 1906.

Professor Floriano, receba meus cumprimentos e não pare de produzir seus livros históricos, indispensáveis ao resgate da nossa vitivinicultura histórica. Um dia a ABE, o IBRAVIN, a ABRAVI e outras instituições hão de lembrar do seu nome pelo seu trabalho profícuo!

3 comentários:

Gissely Lovatto Vailatti disse...

Prezado Sérgio!
Cumprimentos pela sensibilidade com que vê a grandiosidade e a riqueza patrimonial do distrito de Otávio Rocha e de seus memoráveis "filhos"! Tanto a Granja Slaviero quanto o amigo Floriano Molon, merecem as mais sinceras congratulações pela importância de sua participação da história local.
Um abraço, Gissely Lovatto Vailtti

Floriano Molon disse...

Caro Sérgio:
Fiquei muito honrado com seus comentários a meu respeito. Estamos tentando fazer justiça com a verdadeira história regional da uva e vinho. João Slaviero, um dos fundadores em 1929 da Cooperativa Otávio Rocha (a 5ª da América Latina) e depois da Granja São Mateus e
João Slaviero & Cia Ltda, foi pioneiro em vários aspectos, como ter trazido enólogos grego e francês, engarrafamento de vinhos varietais, plantar vinhedos em espaldeira e começar de forma profissional o enoturismo na década de 1950, acolhendo visitantes, proprietários de restaurantes do Rio e São Paulo, construir o 1º Hotel para receber turistas, apreciadores de vinhos e da boa gastronomia.
Obrigado pela generosidade.
Abraços. Floriano Molon

Anônimo disse...

Boa noite! aproveitando a ocasião quero desejar-lhes um Feliz Ano Novo com muito vinho e prosperidade. Ouvi falar de um vinho da serra gaucha cujo nome é Aracuri, vc conhece? Vinicola Aliprandini. Vi no google o site e achei muito organizada a vinicola, Gostaria de sua opinião. Saudações Rolim