terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CASA MARIN – BUTIQUE ÍCONE DO CHILE COMPLETA 10 ANOS

Se estou bem lembrado conheci Maria Luz Marin, a simpática Marilu, num stand da Expovinis, lá se vão bons anos, quando degustamos a linha de vinhos de vinificações iniciais da Casa Marin e ouvi explicações da filosofia desse empreendimento.


A chilena Maria Luz Marin é enóloga criativa e competente, que se aplicou num projeto ousado e pioneiro no desconhecido Valle de San Antonio, na pequena cidade de Lo Abarca, a apenas 4 km do mar. Não fossem as características revolucionárias da vinícola, com a sua consolidação, Marilu se tornou a primeira mulher a comandar integralmente uma produção de vinhos no Chile.

Conta ela que, em certa oportunidade, na década de 1990, depois de assistir a palestra de renomado especialista que dedicava altas apologias às grandes vinícolas chilenas, pediu a opinião dele sobre seus planos de explorar vitivinicultura no nível de boutique winery em Lo Abarca. Ele, sem descer do pedestal de sua pretensa grandeza, não titubeou em decretar um julgamento definitivo: ela não deveria desperdiçar dinheiro e tempo num terroir sem a menor chance de sucesso.

Maria Luz Marin, mulher de sólidos conhecimentos e de convicções ferrenhas, não se deixou abater pelas palavras duras do “pretencioso especialista” e, fiel a seus ideais, seguiu seus planos e entrou no novo milênio com as primeiras vinificações do terroir. Não demorou para que os verdadeiros especialistas lhe reservassem especiais distinções, tanto no Chile quanto no Exterior. Robert Parker, por exemplo, destacou os vinhos da Casa Marin com classificações que vão dos 89 aos 92 pontos!

No dia 22 de setembro do ano retrasado, foi realizado um almoço harmonizado na importadora Vinea com vinhos da Casa Marin, ocasião em que pudemos ouvir os sempre interessantes comentários de Maria Luz.



No coquetel, a sopa de alçafrão e o tartar de salmão caíram muito bem com o Cartagena Chardonnay 02, uvas de Casablanca. A entrada, composta de mini abobrinha recheada com camarão e salada verde ao molho de queijo de cabra, casou-se perfeitamente com o Laurel Sauvignon Blanc 05, de Lo Abarca. O prato principal foi perdiz confitada ao azeite de tomilho com batatas gratin, que se revelou perfeitamente harmonizado com o Litoral Pinot Noir 03, de Lo Abarca.

No ano passado, ao revés do que protagonizou aquele falso especialista, a Casa Marin completou 10 anos de existência com uma lista de premiações excepcionais. A empresária assim se manifestou:


"Fue hace 10 años cuando empecé mi sueño y planté las primeras vides en Lo Abarca. La gente pensó que estaba loco, pero ahora, 10 años después Casa Marín es reconocido como uno de los viñedos más atrevidos e innovadores del mundo, mostrando al mundo que Chile sí puede producir vinos Premium de alta calidad! ...

...El año 2010 nos ha dado muchas razones para celebrar. Los muchos premios internacionales que hemos ganados: elegido dos veces como mejor Sauvignon Blanc del mundo, Vinos de Chile nos ha elegido como "Mejor Viña de Chile 2010" .

Nenhum comentário: