segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

VALLONTANO – ESSES VINHOS VÃO LONGE

A primeira vez em que visitei a Vallontano (Vale dos Vinhedos) , faz uns dez anos, dentro de um programa pessoal de conhecer as vinícolas brasileiras emergentes do final dos anos 1990 e início dos anos 2000. A Vallontano ainda estava em implantação, não existia a loja de varejo na frente da adega e outras ampliações.

Fui recebido pelo seu proprietário Laurindo Valduga e da nossa conversa pude verificar a visão e filosofia avançadas em relação ao padrão brasileiro. Mais adiante degustei alguns vinhos com explicações do enólogo Luís Henrique Zanini, cuja postura voltada para as questões do terroir e uma linha profissional não intervencionista, que completaram a visão altamente positiva que formei a respeito da Vallontano.

Dias atrás, coloquei o Vallontano Reserva Cabernet Sauvignon 2005 no painel de degustação da Free Time Magazine, Top Tintos Brasileiros, e ele se destacou no bloco dos Cabernet Sauvignon pela elegante combinação aromática de frutas maduras com os toques aportados pelo carvalho francês. Um sutil traço mentolado sob sabor de casca de jabuticaba completaram o contorno da tipicidade desta variedade. Teor alcoólico 13% bem equilibrado com a acidez correta e os taninos maduros.

Estas impressões foram confirmadas pelo grupo de degustação deste blog.



No painel do blog ainda provamos o Merlot Reserva 2005, o Tannat Reserva 2007 e o Brut Vallontano.

O Merlot Reserva 2005, com seus 13.5% de álcool apresenta uma grande estrutura e complexidade, oferecendo frutas como ameixas pretas maduras sobre sutis traços de carvalho francês, a boca aveludada mostra-se acidez saliente, decorrente do terroir, equilibrada com a generosidade do álcool e dos taninos macios.

Já o Tannat Reserva 2007... este é fora de série! Eu diria que se trata de um dos melhores exemplares brasileiros desta casta. Escurão, aromas típicos da variedade, mesclando frutas maduras, tabaco, chocolate e couro, emoldurados pelos aportes de baunilha e especiarias pela passagem pelo carvalho francês. Sutis toques de violeta e de morango. Com 13.4% de álcool e uma acidez vivaz, combinados com sua carga marcante de taninos típicos, que resulta boca bem preenchida e com personalidade.

Finalizando, o espumante Vallontano Brut tem o frescor da acidez característica dos bons exemplares brasileiros, aliado à elegância do corte da Pinot Noir com a Chardonnay. Perlage persistente e final de boca agradável. Teor alcoólico de 12%.

Para comprar, procure a Mistral – www.mistral.com.br / tel. 11 – 3572 3400.








Nenhum comentário: