segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CADA CACHO NO SEU GALHO, CADA GALHO NO SEU TERROIR

VINHEDO MODERNO COM TRATOS CULTURAIS ORGÂNICOS

A qualidade de um vinho se apoia principalmente em três conjuntos de fatores: naturais, agronômicos e enológicos.

Os fatores agronômicos estão perfeitamente dominados no que se refere ao preparo da terra, uso de fertilizantes, cuidados com as mudas, espaçamento, condução e tratos culturais do início do ciclo anual até a colheita, providências que já são de uso corrente em qualquer parte do mundo.

Os fatores enológicos retratam a tecnologia de vinificação, práticas de generalizado domínio mundial, que se amplia a cada momento com recursos mais sofisticados na adega, desde o controle da temperatura de cada fase do processamento até dimensionamentos mais adequados de instalações e tanques. A parte podre destes fatores é a enologia intervencionista que, a partir de produtos químicos vão transformando o vinho num produto desleal e modificado por muitos aditivos que aportam predicados ou escondem defeitos. Artificialismos à parte, a enologia honesta ainda é o melhor caminho para se elaborar os grandes vinhos sem truques químicos, enologia não intervencionista.

Mesmo sendo usados dentro de altos níveis de competência e de honestidade, se esses dois fatores fossem considerados como os únicos recursos, a difusão das boas práticas de vitivinicultura certamente iria promover uma progressiva pasteurização e homogeneização da qualidade e dos traços típicos dos vinhos. Que fazer?

Resta trabalhar fortemente os fatores naturais, próprios de cada pedaço de terra de uma região, como o microclima, insolação dos dias, temperaturas baixas da noites, relevo e estrutura do solo. Esses elementos são específicos e determinam miríades de terroirs distintos. O contexto de um terroir é inimitável e intransferível, ficando a cargo dele definir os potenciais de qualidade e de tipicidade do vinho, cuja realização depende do vitivinicultor.

VINHEDO SERTANEJO - LATITUDE 8° NO BRASIL

No contexto de um terroir, a altitude é uma componente determinante que interfere diretamente no conjunto de condições existentes no qual desempenha o papel crucial na amplitude térmica, oferecendo diferenças importantes entre as temperaturas do dia e da noite. Estas, quanto maiores, favorecem a maior da concentração dos componentes básicos, aromáticos, gustativos e os que determinam a cor, o corpo e a riqueza do vinho.

Como pode ser visto a conjunção competente desses três fatores garante bons vinhos, com clara personalidade de cada variedade de uva empregada, com tipicidade correta de cada origem de produção.

Nenhum comentário: