quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

VINÍCOLA PERICÓ - AS UVAS COMEÇAM A AMADURECER

A Vinícola Pericó, localizada na região de São Joaquim, nas altitudes na serra catarinense, caminha para a sua 5° safra e mostra para todos a evolução da uva ainda verde para colorida, de 10 a 16 de fevereiro corrente, testemunhando o rápido fenômeno da "mudança de cor" ou das "uvas pintando", que marca o início da maturação.



No dia 8 de fevereiro os cachos se apresentavam com as bagas totalmente verdes, guardando um conteúdo pelo de ácidos. Notem que no dia 10 (primeira foto) já aparecem algumas bagas pintando, ou seja, mudando para a cor tinta. Nas duas fotos seguintes, a evolução da mudança de cor nos dias 12 e 14. Este espetáculo colorido testemunha o início da transformação de ácidos em açúcares (processo de amadurecimento da uva).



As fotografias do dia 16 de fevereiro mostram os cachos já sem bagas verdes mas com diversas tonalidades de uva tinta denotando a convivência de ácidos e açúcares.




Deste estágio em diante, vai ocorrer um lento processo de transformação dos ácidos em açúcares até que se atinja a maturação total.

Como o clima local é muito bom, pode-se escalonar a colheita a partir da maturação total e ir colhendo lotes com espaços de tempo entre eles, delimitando estilos de vinho a produzir.





Como já aconteceu anteriormente, cachos deixados nas videiras até a ocorrência de baixas temperaturas ( 7 a 8° C negativos) no vinhedo, permitem que a Pericó produza o Icewine Pericó, vinho elaborado de bagas de uvas congeladas, um néctar indispensável na boca do bom apreciador.

(informações: pericocomercial@vinicolaperico.com.br)

Nenhum comentário: