Benvenuto Brunello é uma iniciativa organizada pelo ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, entidade governamental ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, em colaboração com o Consorzio del Vino Brunello di Montalcino.
A iniciativa trouxe a São Paulo, em evento de degustação realizado no dia 7 de junho p.p., no Restaurante Mani, com amostras dos vinhos de Montalcino, dando a chance para os formadores de opinião de traçar um perfil médio dos vinhos Brunello di Montalcino DOCG, Rosso di Montalcino DOC, Moscadello di Montalcino DOC e Sant'Antimo DOC.
A degustação envolveu 107 vinhos dos seguintes 32 produtores: Banfi (3), Barbi (4), Camigliano (5), Canneta (3), Capanna (3), Caparzo (4), Caprili (4), Castelli Martinozzi (2), Castello Romitorio (4), Col D'Orcia (5), Collemattoni (5), Corte Pavone (4), Donatella Cinelli Colombini (3), Fanti (3), Gianni Brunelli (3), La Gerla (3), La Magia (2), Le Chiuse (3), Mocali (4), Il Poggione (4), Poggio di Sotto (3), Poggio il Castellare (3), Salvioni (3), Sassodisole (3), Siro Pacenti (2), Talenti (2), Tassi (4), Tenuta di Collosorbo (4), Tenute Friggiali e Pietranera (4), Valdicava (4), Verbena (2) e Villa le Prata (2).
A mega degustação teve um mérito muito especial que foi o de oferecer uma definição para o vinho de Montalcino que atende perfeitamente ao gosto do consumidor brasileiro. O Brunello di Montalcino é mais complexo e tem um volume de boca mais carnudo do que o Rosso di Montalcino. Este, por sua vez, oferece uma jovialidade muito interessante para a gastronomia.
LE CHIUSE - VINHOS ORGÂNICOS (BIOLÓGICOS) EXCELENTES
No sensorial, ambos apresentam um primeiro ataque de boca muito agradável, com sutil adocicado que prepara o paladar do apreciador para receber a complexidade de frutas maduras como a ameixa preta, figo rami, passas, chocolate e fumo de cachimbo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário