A gente sempre associa chocolate com vinhos licorosos ou fortificados, colocando a harmonização do açúcar com açúcar, ou o encaixe da potência alcoólica com a doçura. São casamentos com desfecho esperado com pequena ou nenhuma surpresa.
Estava me deliciando com um Merlot Fausto, da Pizzato, quando alguém chegou com chocolates e me ofereceu. Em princípio, deixei para mais tarde o Nestlé com amêndoas e o Garoto com amendoim.
Mas a curiosidade me fez experimentar um pedaço de chocolate ao leite com amêndoas e um gole do Merlot Fausto 2004, loucura que me surpreendeu pela harmonização perfeita Lá se foram o grande tablete de chocolate e a garrafa de vinho tinto.
Não tive dúvidas, abri uma garrafa de Merlot Panceri 2005, das encostas da Serra do Marari, e comecei a degustá-lo casando com pedaços do chocolate ao leite com amendoim. Divina harmonização.
Como explicação preliminar, entendo que o tanino levemente adocicado da casta Merlot entendeu-se muito bem com o doce do chocolate, quebrado com as amêndoas e com o amendoim.
Agora é só tentar outros Merlot com outros chocolates e deixar a moda me pegar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário