segunda-feira, 6 de junho de 2011

LOUCURAS COM CHOCOLATE E VINHO

A gente sempre associa chocolate com vinhos licorosos ou fortificados, colocando a harmonização do açúcar com açúcar, ou o encaixe da potência alcoólica com a doçura. São casamentos com desfecho esperado com pequena ou nenhuma surpresa.

Estava me deliciando com um Merlot Fausto, da Pizzato, quando alguém chegou com chocolates e me ofereceu. Em princípio, deixei para mais tarde o Nestlé com amêndoas e o Garoto com amendoim. 


Mas a curiosidade me fez experimentar um pedaço de chocolate ao leite com amêndoas e um gole do Merlot Fausto 2004, loucura que me surpreendeu pela harmonização perfeita  Lá se foram o grande tablete de chocolate e a garrafa de vinho tinto.



Não tive dúvidas, abri uma garrafa de Merlot Panceri 2005, das encostas da Serra do Marari, e comecei a degustá-lo casando com pedaços do chocolate ao leite com amendoim. Divina harmonização.

Como explicação preliminar, entendo que o tanino levemente adocicado da casta Merlot entendeu-se muito bem com o doce do chocolate, quebrado com as amêndoas e com o amendoim.

Agora é só tentar outros Merlot com outros chocolates e deixar a moda me pegar!

Nenhum comentário: