quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

IGP VALE DOS VINHEDOS PROMOVE SUA FESTA DA VINDIMA

O Vale dos Vinhedos, primeira zona produtora de vinhos do Brasil a ser reconhecida como Indicação Geográfica de Procedência, inicia a festa vindima nos vinhedos dos seus associados, aproveitando que neste período os parreirais estão carregados de uvas esperando para serem colhidas. É um espetáculo oferecido pela natureza que acontece sempre no primeiro trimestre do ano.

Apostando na atratividade turística desse evento natural, os empreendedores do roteiro oficial de visitas incrementaram a programação lançando opções para o turista que pode participar de um dia de colheita, viver a experiência de amassar as uvas com os pés, se divertir com a alegria do "filó italiano", cantorias.jogos de mesa barulhentos, danças com corais, além é claro de saborear produtos coloniais ou jantares harmonizados com vinhos locais e passear entre os vinhedos.


São mais de 30 vinícolas abertas para visitação e degustação, em sua maioria cantinas familiares que apostam no atendimento personalizado feito pelo proprietário. O grande destaque é a própria colheita da uva que envolve cantineiros, enólogos, agricultores e, ainda, possibilita ao turista poder vivenciar a vindima na prática, conhecendo as diferentes variedades da fruta e provando seu sabor.

Para desfrutar de todos estes atrativos o Vale dos Vinhedos conta, ainda, com uma rede hoteleira de bom nível que oferece pacotes especiais para o período, o que facilita a estada e permanência dos visitantes na região. Totalmente integrados ao enoturismo, hotéis e pousadas apostam em jantares harmonizados, cursos de degustação, passeios pelos vinhedos e happy hour. Já os restaurantes lançam cardápios diferenciados alusivos ao período.

A abertura oficial da Vindima no Vale dos Vinhedos está programada para o dia 28 de janeiro, numa promoção do Hotel Villa Michelon, com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), mas a programação segue até o final de março. Neste período – janeiro a março – estão sendo esperados mais de 40 mil visitantes. As atrações da Vindima no Vale dos Vinhedos integram a programação do Bento em Vindima.

PROGRAMA - entre muitas outras vale destacar:
Abertura Oficial da Vindima do Vale dos Vinhedos - Local: Hotel Villa Michelon - festividades típicas -
Data: 28 de janeiro de 2012

Mais informações: pelo telefone (54) 3459.1800 ou pelo e-mail reservas@villamichelon.com.br.

Festa da Vindima Casa Valduga - Complexo Enoturístico Casa Valduga
Datas: aos sábados, de 28 de janeiro a 10 de março de 2012 e durante o feriado de carnaval

Programação:

Colazione (café da manhã típico italiano), colheita de uvas, passeio de dindinho, apresentação de coral com realização de sabrage (abertura de garrafas de espumante com antigas espadas) nos parreirais, degustação de vinhos e suco de uva, almoço harmonizado, visita à unidade de maturação, engarrafamento, envelhecimento e caves de espumantes, visita à unidade de vinificação, visita à Capela das Neves com relatos da história da imigração italiana, esmagamento de uva com os pés e jantar harmonizado de encerramento nos parreirais.

Mais informações e inscrições: pelo telefone (54) 2105.3154 ou pelo e-mail reservas@villavalduga.com.br

Dia da Colheita Pizzato - Instalações e vinhedos Pizzato Vinhas e Vinhos -
Datas: aos sábados, de 28 de janeiro a 10 de março de 2012

Programação:

No Dia da Colheita o turista é recebido com chapéus de palha, aventais e bolsas personalizadas como preparação para visita guiada aos parreirais com proprietário da vinícola e às instalações da vinícola com enólogo. A visitação abrange informações sobre o ciclo de desenvolvimento das videiras e as etapas de vinificação. O programa inclui ainda o resgate da pisa das uvas e degustação de vinhos finos. A programação encerra com um almoço harmonizado com vinhos e espumantes.

Mais informações e reservas: pelo telefone (54) 3459.1155 ou pelo e-mail vendas@pizzato.net.

Wine Day Miolo - Complexo Miolo Vale dos Vinhedos
Dias: março (definição da data a partir da avaliação do andamento da colheita)

Programação:

Curso de um dia onde o participante acompanha a elaboração do vinho desde o vinhedo até a vinícola. Com o acompanhamento dos enólogos e agrônomos da empresa, o visitante participa da colheita das uvas, do recebimento, da elaboração, e também degusta o vinho em todas as etapas do processo. O programa é encerrado com um almoço típico harmonizado com os vinhos e espumantes e entrega dos certificados de participação.

Mais informações e reservas: pelo telefone (54) 2102.1574 ou pelo e-mail thais@miolo.com.br

Nenhum comentário: