sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

VIRGINIA - BONS VINHOS DE VINÍFERAS

Na primeira vez que visitei o estado norte-americano da Virginia fiquei impressionado com a profusão de vinhos de mesa de híbridas americanas. Lembrei-me do Brasil com a predominância de vinhos da híbrida americana Isabel, cuja revelação para o mundo vai fazer 200 anos! Como diferença notei que os viticultores da Virgínia estavam usando híbridas de concepção mais recente como Seyval Blanc, Baco Noir e outras.


Recentemente voltei, mais uma vez, para checar a evolução dos vinhos com meu amigo Paul que agendou uma visita a Hillsborough Vineyards, em Purcellville, Virginia, para um tasting completo da linha de rótulos da vinícola.


Para minha surpresa e felicidade, a Hillsborough é uma vinícola pequena, vinhedos próprios de castas viníferas, que elabora realmente vinhos de boutique.


Paul explica para o enólogo e proprietário Kerem que só queríamos degustar vinhos de viníferas... Mas só temos viníferas aqui ! Respondeu Kerem com um largo sorriso!

Começamos com o Carnelian 2009, um Roussane que combina potência de 13% de álcool com explosão aromática e gustativa de flores brancas, baunilha e pasta de nozes.

O segundo vinho branco, Opal 2010, Petit Manseng, insinua um vinho para bebedores de vinho tinto, com alta dosagem alcoólica, 15.4%, imperceptível pelo bom equilíbrio, explode na boca com frutas tropicais, figo, azeitona verde e traços mélicos. 

Serefina 2009, um rosé de Viognier 90% e Tannat 10%, 13% de álcool, seco, sabores de romã, maçã e toques de camomila. Traços mentolados sobre sutil morango.

Garnet 2008, um interessantíssimo corte de Cabernet Sauvignon 75%, Petit Verdot 13% e Merlot 12%, álcool 13%, ataque de boca com taninos delicados, terroso, pimenta preta sobre toques frutados.

Bloodstone 2007, um corte diferente da casta francesa do Madiran, Fer Servadou 94% e Tannat 6%, 13% de álcool, nariz muito interessante, algo químico, mineral com toques frutados, final de baunilha.

Onix 2008. varietal de Tannat, 13%, com um ataque forte frutado a framboesa e figo rami. Taninos fortes e intensos. Retrogosto agradável e longo.  
Conclusão, você pode tomar bons vinhos de vinífera no leste norte-americano e aproveitar das belas paisagens da Virgínia!

Nenhum comentário: