terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MÁRCIO OLIVEIRA (VINOTÍCIAS) - DÁ DICAS DE HARMONIZAÇÃO DE NATAL

“ HARMONIA NAS FESTAS DE FINAL DE ANO ”

Buscando ajudar quem ainda têm dúvida do que harmonizar com os pratos da ceia ou do almoço de Natal e ainda as Festas de Passagem do Ano, ai vão novas dicas sobre comidas e vinhos:

Dentre a infinidade de vinhos espumantes, rosés, tintos ou brancos, encorpados, leves aromáticos, frutados, fortificados... Que vinhos combinar com as deliciosas receitas que compõem as mesas de Natal e Réveillon? Mais do que regras rígidas e fórmulas prontas, as combinações dependem mesmo é do paladar de quem vai desfrutar da refeição. Além disso, deve se levar em conta as possibilidades que um corte de carne ou uma ave proporcionam. “Um peru acompanhado de guarnições adocicadas, como um purê de maçã, pede um vinho leve e mais aromático para harmonizar”, enquanto que se for servido com uma farofa de miúdos apimentada ou arroz temperado com ervas, um vinho mais encorpado cairia melhor !!!.

Os espumantes vão bem com aperitivos, e podem ser bons companheiros para toda a festa. Depois dos espumantes, o ideal é continuar degustando as taças de vinho branco, que acompanham bem pratos a base de peixes com sabores mais leves e com molhos que não sejam tão fortes, ou ainda carnes de aves e de porco. Se o peixe que você está comendo é cozido ou grelhado opte por vinhos brancos um pouco ácidos, leves e vivos. Já se você está degustando um peixe cozinhado ao forno, tome uma taça de vinho branco mais seco e encorpado. Esse último também vale para o bacalhau, pois sua carne tem um sabor forte.

Acompanhando carnes brancas, como o peru e o chester, os tintos podem ser uma boa opção, com vinhos tintos leves a médios, menos carregados de aroma e de sabor. Os tintos espanhóis jovens, feitos com a uva tempranillo podem ser ótimos.

Passando para carnes mais pesadas, como o leitão assado, que pedem vinhos tintos mais encorpados, com bom aroma e boa acidez para fundir-se com a gordura do prato, o que ajudará na digestão. Neste campo a uva Baga, de origem portuguesa é a campeã.

Apesar da quantidade de comida servida na ceia de natal, a maioria das pessoas costuma deixar um espaço no estomago para sobremesas onde se destacam um pedaço de panetone ou algumas rabanadas. Na hora do doce, não tenha dúvida: “doce combina com doce. Mas é importante que a sobremesa seja menos doce que o vinho para não encobrir o seu sabor, e que ele tenha boa acidez, para dar frescor à boca”.

PERU: a carne branca e de sabor suave vai bem com um tinto com pouco tanino ou até um branco encorpado de aroma mais intenso. Se a receita tiver um molho adocicado, por exemplo, um bom caminho é um branco da uva chardonnay. O Peru de Natal também vai bem com espumantes e brancos estruturados. Um Chardonnay talvez seja a escolha mais prática, com toques frutados que combinam com as frutas que costumam acompanhar o peru, como pêssegos, damascos e outras do mesmo tipo. Entretanto, um vinho com taninos suaves e fundo de boca frutado, pode valorizar a carne e os acompanhamentos, no caso dos tintos opte por um Pinot Noir, Malbec ou Syrah não fará feio. A minha sugestão fica por conta de um bom Tempranillo.

Nenhum comentário: