domingo, 18 de dezembro de 2011

VINHOS DO BRASIL - AOS POUCOS LUZ NO FIM DO TÚNEL

A produção anual de vinhos no Brasil mostra uma variação dwe altos e baixos, mas neste ano atingiu a casa dos 360 milhões de litros, dos quais mais de 80% são vinhos inferiores baseados um híbridas americanas, ou seja, mais do que 290 milhões de litros que poderiam ser lançados no ralo. Temos a ridícula produção anual de cerca de 70 milhões de litros de vinhos finos de uvas viníferas. Somente para comparação, próximo de 1% da produção da França! 


O que me consola é que estados produtores como Santa Catarina, Bahia e Pernambuco praticamente vêm levantando lentamente a participação dos vinhos finos nesse número total. Em andamento estão ocorrendo pequenas iniciativas em Minas Gerais onde se tem mais de 150 hectares plantados.

O Paraná tem sua pequena contribuição, porém não se observa um movimento de expansão como se tem em Santa Catarina, especialmente nos domínios da ACAVITIS, vinhos de qualidade de altitude.
As amostras brasileiras nos concursos internacionais continuam colecionando premiações como aconteceu num dos mais prestigiados painéis de vinho do mundo (Wine Challenge em Londres) que resultou no recorde de 25 medalhas, 150% a mais do que na edição passada. A perfórmance foi acima da média com 69,4% das amostras enviadas premiadas. Houve a conquista da primeira medalha de ouro, disputada com mais de 12 mil amostras de 48 países.

Pelos novos produtores que estão entrando em cena iniciando suas atividades focando-se no vinhos finos de alta qualidade, mesmo que lentamente, os números da produção nacional de boas vinhos tendem a aumentar e as premiações certamente virão cada vez em maior quantidade.

É a luz no fim do túnel.

Nenhum comentário: