quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

OLD VINES - IS IT IMPORTANT FOR GOOD WINES?

Os termos single vineyards e old vineyards, que aparecem em rótulos de vinhos de expressão, não são sinônimos. Os vinhos rotulados como single vineyards são elaborados de uvas provenientes de um único vinhedo, antigo ou não. Grande parte dos vinhos de alta gama single vineyards utilizam uvas de old vineyards, provenientes de vinhedos com idade média de 50 anos.



Segundo conceito talhado pelos australianos, videiras velhas são aquelas com 35 ou mais anos de idade. A Austrália mantém a maior superfície mundial de old vineyards. A Argentina tem quase 50% de seus vinhedos com mais de 25 anos de idade.





MALBEC COM CERCA DE 75 ANOS, BASE PARA O CHEVAL DES ANDES, MENDOZA.




Que importância tem a idade das vinhas sobre a qualidade do vinho?



Resumidamente, vinhas com idade superior a 25 anos, bem trabalhadas e tratadas, comportam-se com maior estabilidade e estão em pleno equilíbrio como planta, oferecendo uvas positivamente diferentes.


ENG. RAFAEL RACEDO, COLOMÉ, SALTA, MOSTRA VIDEIRAS QUASE CENTENÁRIAS.

Embora os técnicos ainda estejam pesquisando os fatores determinantes desta diferença, a explicação para nós, leigos, é de simples compreensão: as videiras vão lançando anualmente novas radicelas (raízes finíssimas) nas pontas das raízes, em busca de fontes de nutrientes; na medida em que as raízes se aprofundam, vão se tornando cada vez menos sensíveis às mudanças que ocorrem na superfície, garantindo estabilidade de comportamento e personalidade própria.

Os vinhedos de vinhas velhas podem ter atingido naturalmente o equilíbrio entre o crescimento da parte vegetativa, o volume explorado pelas raízes e a atividade de frutificação, ou seja, a planta está atendida por uma ótima relação entre a área foliar, a extensão radicular e a quantidade de frutificação.

Nessas condições ótimas e com pequenos ajustes de controle da quantidade produzida, obtêm-se uvas com taninos mais maduros e gentis, concentração maior de polifenóis, madurez homogênea, acidez residual correta, enfim, tudo que uma vinificação necessita para resultar em vinhos elegantes, complexos, concentrados e estruturados.


SÉMILLON, TALVEZ DE 160 ANOS, BASE DO BLEND MISTERIOSO COLOMÉ, SALTA, ARGENTINA

Nenhum comentário: