quarta-feira, 30 de março de 2011

UM VINHEDO TODO NUMA VIDEIRA

O empresário calçadista da cidade de São Paulo (Brasil) , Sérgio Semerdjian, sempre esteve ligado aos assuntos da viticultura em suas terras da cidade de Ferraz de Vasconcelos, berço da uva Itália no país. Aliás, em outra propriedade da família Kawamura, desta cidade, há uma única videira da variedade Alphonse Lavalée, Itália que talvez seja uma das maiores do mundo, produzindo sozinha mais de 400 caixos de uvas, em média 270 quilos de uva por ano!



Agora Sérgio está desenvolvendo um projeto ambicioso no seu sítio que pretende enxertar, em um só cavalo, cerca de 190 variedades distintas de uva. Este sítio foi formado desde 1938 pelo avô Ohannes para abrigar videiras.




O cavalo 572  foi plantado no dia 20 de novembro de 2005 e vem recebendo enxertias com híbridas americanas, híbridas européias e castas clássicas viníferas como: Seibel 2, Jaquez, Violeta, Niagara Rosada, Isabel Precoce, Concord, Patrícia, Moscatel Juliana, Tinta Cão, Afrouxeiro, Trebbiano, Rainha, Rubi Cabernet e assim por diante. Em resumo, foram enxertadas 70 variedades distintas que estão em brotação e delas 22 já frutificaram nesse ano. Em agosto do corrente ano o programa prevê completar os enxertos para se atingir 190 variedades diferentes enxertadas em um só cavalo!

Sérgio Semerdjian entende que em 2012, a videira-vinhedo estará estabilizada e produzindo com as 190 variedades, fato que justifica sua divulgação no âmbito internacional.





Um comentário:

Marilene disse...

Ola Sr. Sergio, fiquei sabendo da sua chacara gostaria de saber como faço para conhcer e se tem algum telefone para contato?
Ah, fiquei sabendo através do Sr. Sylvio, que esteve na sua chacara em julho com a esposa do chefe dele.

Grata,

Marilene
E-mail: marimura@ig.com.br