segunda-feira, 13 de junho de 2011

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE PRODUTORES DE VINHOS FINOS DE ALTITUDE

A primeira vez que os vinhedos das altitudes catarinenses foram divulgados em âmbito nacional foi através de um artigo meu, "Os bons vinhos de Santa Catarina", publicado em 2003, na revista Vinho Magazine número 42.


Das tentativas do jurista Edson Ubaldo nos altos de Campos Novos nos idos de 1981, aos vinhedos iniciais definitivos por volta do ano de 2002 com vinícolas nascentes pelas mão de Francisco Brito, Manoel Dilor de Freitas, Nilo Pisani/Celso Panceri , Maurício Grando e outros, uma característica foi sempre preservada por esses empreendedores: vinhos de qualidade produzidos de uvas de altitude acima de 900 metros.



A evolução de muitas iniciativas, dentre elas, Quinta da Neve, Sanjo, Quinta Santa Maria, Santo Emílio, Santa Augusta, Pericó, Villaggio Grando e Villa Francioni, desembocou num ato de união em torno de idéias comuns sobre produção de vinhos de alta qualidade, do qual nasceu a ACAVITIS - Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude, criada em novembro de 2005.

A ACAVITIS foi desenhada com os seguintes focos:

difundir a qualidade da produção catarinense de vinhos finos de altitude;
dar subsídios às políticas públicas do setor ;
viabilizar a qualificação e a certificação dos produtos dos seus associados;
conquistar novos mercados para o vinho de altitude catarinense.



O primeiro ano de gestão foi conduzida pelo diretor presidente, João Paulo Borges de Freitas (Villa Francioni) e, atualmente, está sendo consuzida por José Eduardo Pioli Bassetti (Villaggio Bassetti). A associação congrega 28 empreendimentos (sendo 18 vinícolas) e cerca de 160 produtores das regiões de São Joaquim, Caçador e Campos Novos que, juntos, representam mais de 300 hectares em produção no estado.



Para se tornar um associado, o produtor tem que preencher três requisitos: produzir em Santa Catarina uvas do tipo Vitis vinifera (ou européia), em altitude acima de 900 metros e com rigoroso controle de qualidade.

A Marca Coletiva Acavitis foi apresentada oficialmente durante o evento Expovinis 2011. “A Acavitis é a primeira associação de produtores de vinhos finos a buscar a certificação através da Marca Coletiva, com o objetivo de definir, desde o início, os procedimentos para obtenção de certificação de qualidade garantida e controlada dentro das suas regiões de abrangência: São Joaquim, Campos Novos e Caçador, em vinhedos acima de 900 metros de altitude”, destaca José Eduardo Bassetti, presidente da Acavitis.

Sediada em São Joaquim, a Acavitis presta um importante papel na economia local, no turismo, na sociedade em geral, pois demonstra a potencialidade de crescimento que tem a cidade de São Joaquim. Buscando através de parcerias, fomentar o desenvolvimento local e regional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Buenas Mestre Sergio,
Estive por lá em fevereiro passado. Realmente impressiona a estrutura de algumas vinícolas, as videiras estavam em plena produção e a geografia da região também é admirável, o único porém é realmente o preço dos vinhos, pra quem precisa comprá-los para conhecê-los como no meu caso, é um investimento considerável...
ainda bem que estou aqui ao lado da serra gaúcha, como não conseguimos embarcar para Mendoza, ontem fiz mais uma incursão na serra daqui, Salton,Vinicola Cristófoli, Dom Candido,Lídio Carraro e Anghebem, pretendo começar um trabalho de apresentação de alguns rótulos nacionais para o pessoal aqui da região do vale do caí, atualmente conhecem quase que somente vinho dos free shops,ehehe
saludos
Jose@penadelsur.com.br