sexta-feira, 17 de junho de 2011

VINOS ESPAÑOLES DE TOLEDO - O SHOW DA PINUAGA

A família Pinuaga está relacionada com a elaboração de vinhos há mais de 200 anos e traz no seu trabalho a herança cultural dos valores éticos da vinificação fina da Castilla.

A Bodegas Pinuaga, fundada em 2004, consolida o resgate dessa longa prática enológica familiar e seus vinhos contemplam um estilo peculiar do casamento dos cuidados artesanais com as moderans práticas de vitivinicultura com a adoção de modernas técnicas enológicas.

Localizada em Corral de Almaguer, Toledo, cultiva 60 hectares de vinhedos omas castas Tempranilo, Merlot, Airen e Manastrel, dos quais 15 hectares são de Tempranillo com mais de 35 anos de idade, de pés francos (não enxertados). A produção de somente 200.000 garrafas anuais determinam uma vinícola pequena e familiar, que opera com respeito às tradições, preservação do terroir, foco na qualidade topo de gama e, especialmente, levando em consideração a sustentabilidade em relação ao meio ambiente. Como resultado temos um set de distintivos "vino de la tierra de Castilla".

No dia 14 de junho último, o Empório Santa Maria (Grupo St Marché) promoveu degustação dos três rótulos elaborados pela Bodegas Pinuaga, com a importante presença do membro da família, Esther Pinuaga Orrasco, que ofereceu claras explicações e conduziu a degustação.

Pinuaga La Senda 2009 - corte de 80% Merlot e 20% Tempranillo, 14.5% - um vinho jovem e divwertido, ótima companhia para bebericagens entre anigos ou em família, sem passagem por madeira, avaliado com 88 pontos pela revista Wine Advocate (02/2009), que apresenta o rescor de frutas maduras como a ameixa preta, toques de marmelada sobre florais, traços de couro; boca bem preenchida com seu corpo médio e equilibrado. Final de boca muito agradável. Preço: 39,90.

Pinuaga Nature 2009 - varietal 100% Tempranillo, 14% - vinhas de 17 anos de idade, passagem por barricas francesas e americanas durante 4 meses, avaliado com 89 pontos pela revista Wine Advocate (02/2009), vinho de corpo mais estruturado com toques de couro, sutil borracha, sobretraços de especiarias, baunilha e coco seco; corpo médio de boa presença na boca, taninos evidentes e de bom a agrado. Preço: R$ 54,90.
Pinuaga 2005 - varietal 100% Tempranillo, 14% - vinhas de 35 anos de idade de pés francos, oferecendo o equilíbrio de sua maturidade vegetal, passagem por madeira em 12 meses no carvalho francês e americano, avaliadocom 90 pontos pela revista Wine Advocate (02/2008), um caldo encorpado de ótimo preeenchimentode boca, aromas com leves traços animais, traços de leite quente, toques frutados e florais, presença de baunilha e especiarias, ataque elegante de taninos fortes que extendem agradavelmente o final de boca. Preço: R$ 89,00.

Guardados os três níveis de qualidade dos vinhos, eles apresentam uma muito boa relação custo-benefício e representam opção muito interessante para os distitos momentos de apreciação.

Uma ótima oportunidade para conhecer e apreciar os "vinos de la tierra de Castilla".

2 comentários:

goFinger disse...

este você encontra no supermercado St Marche e Emporio Santa Maria.

goFinger disse...

este rótulo voce encontra no Supermercado St Marche e Emporio Santa Maria em são paulo.