Seis empresas integrantes do Wines of Brasil participarão da Sial, em Xangai. O mercado chinês é o maior importador de vinhos finos brasileiros, apresentando também o maior valor médio por litro exportado.
Entre ontem (7) e quinta-feira, o Wines of Brasil participará do maior ponto de encontro da Ásia para a indústria de alimentos e bebidas. O Salão Internacional da Alimentação (Sial) China 2013 será no Shanghai New Internacional Expo Centre, na cidade de Xangai.
Os vinhos e sucos de uva 100% serão apresentados pelas vinícolas Aurora, Casa Valduga, Garibaldi, Gran Legado, Miolo e Salton. Além disso, as empresas participarão de dois eventos organizados pelo Itamaraty e pelo Consulado Brasileiro em Xangai, no dia 6, e em Pequim, no dia 10.
Até 2010, a China não era consumidora da bebida brasileira. Já no ano passado, tornou-se o principal destino de vinho fino engarrafado no Brasil, representando 20% do valor total exportado pelos integrantes do Wines of Brasil em 2012.
“No cenário mundial, a China é o mercado com crescimento mais rápido, estando entre os cinco maiores em consumo de vinho importado. O país apresenta muitas oportunidades para crescimento, especialmente nos vinhos tintos. Lá, cerca de 90% do consumo é de tintos e é também para onde exportamos os rótulos ícones da maior parte das vinícolas que atuam no país”, observa a diretora de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Andreia Gentilini Milan.
Em relação ao ano anterior, as exportações aumentaram 66% em valor, passando de US$ 373 mil em 2011 para USD 621,5 mil em 2012. Quanto ao volume, em 2012 houve um crescimento de 59% sobre 2011, chegando a 73,3 mil litros.
A China também é o país que apresenta o maior valor médio por litro exportado e, em 2012, ampliou esta margem em 4% sobre o ano anterior, chegando a US$ 8,49 por litro. As exportações das empresas associadas ao Wines of Brasil representam 93% das exportações gerais de vinho brasileiro.
A presença brasileira na Sial China 2013 é patrocinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), e a participação do Wines of Brasil é feita em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil).
A feira congrega 2,2 mil expositores do mundo todo divididos em 86 mil m² em sete salas. A expectativa dos organizadores é de receber 46 mil visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário