sexta-feira, 10 de maio de 2013

QUANTAS IP'S TEM A VITIVINICULTURA BRASILEIRA?

A vitivinicultura brasileira vai aos poucos tomando corpo mais consistente, especialmente com a revelação de novas regiões com condições mais específicas de produção de uvas e de seus vinhos. Temos a exótica província vinícola do Médio Vale do Rio São Francisco, as crescentes em importância da Campanha Gaúcha e da Serra Sudeste Gaúcha, assim como as catarinenses do Vale do Rio do Peixe, do Vale da Uva Goethe e dos Altos de São Joaquim. Com toda certeza, outras surgirão no futuro.
 
Dentro das regiões é normal que fosse ocorrendo um sucessivo processo de retalhamento, do qual fossem surgindo áreas menores com condições ainda mais características em seus vinhedos.
 
Assim, surgiu em 19/11/2002, com registro concedido através da publicação INPI n° 1663, a IP Vale dos Vinhedos (RS). Posteriormente, esta IP evoluiu para DO Vale dos Vinhedos, registro concedido em 25/09/2011, publicação 2077 do INPI, sendo atualmente a primeira Denominação de Origem do Brasil.
 
A segunda IP brasileira teve seu registro INPI publicado sob número 2062, em 13/07/2010, configurando a IP Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul. Como terceira iniciativa bem sucedida, foi registrada sob a numeração INPI 2145, e publicada em 14/02/2012, a IP Vales da Uva Goethe, da região centrada na cidade de Urussanga, em Santa Catarina. Finalmente, está em tramitação nos dias atuais a quarta ação na direção da oficialização da procedência de um vinho registrada sob protocolo BR4020120002-0 no INPI, tendo sido concedido o registro ao IP Altos Montes pela publicação 2188 de 11/12/2012. A quinta IP, ainda sem publicação está protocolada no INPI sob o número BR402012000006-3, será mais uma Indicação de Procedência gaúcha, a IPAsprobelo (Monte Belo do Sul), de 23/08/2012.

Vitis Azambuja

Azambuja, cidade dos Vales da Uva Goethe, vista do meio de um parreiral de Goethe! 

Há tempos passados, quando comentei no meu blog a movimentação pela IP Vales da Uva Goethe, sem demérito para outras, considerei-a a mais autêntica porque era a única que dispunha de uma uva caracteristicamente própria, exclusiva não só no Brasil, como no mundo.

Com esse quadro atual das origens classificadas no Brasil pode-se resumir que o Vale dos Vinhedos é a primeira DO brasileira e que ainda temos três IP's classificadas na ordem: primeira Pinto Bandeira, segunda Vales da Uva Goethe e, terceira, a Altos Montes. Correndo pela publicação ainda permanece a Asprobelo.

Um comentário:

Eduardo M. Zenker disse...

A uva Goethe também chamada de "catawba","tolda", "cascadura",e "martha". É originária, provavelmente, de Delawere,E.U.A. Brota de 23/08 a 06/09 e amadurece de 19/02 a 28/02. Produz mosto aromático, levemente colorido pois a uva é rosada. Seu defeito é não suportar o transporte, pois desgrana com facilidade.