sábado, 18 de maio de 2013

VINHO BRASILEIRO - MAIOR PROCURA ATESTA A IMAGEM INTERNACIONAL

O trabalho de promoção realizado no Exterior pela Wines of Brasil e o fato de que hoje o Brasil esteja em evidência face aos grandes eventos esportivos que sediará, têm atraído ao país até o final de maio, 28 visitantes estratégicos para a comercialização e formação de imagem do vinho brasileiro nos cenário internacional.
 
Os visitantes são críticos e jornalistas especializados em vinhos, sommeliers de restaurante renomados, e compradores de redes varejistas que têm passado por diferentes regiões vitivinícolas brasileiras para conhecer as suas condições da produção.
 

 
A visita do renomado jornalista e crítico de vinhos britânico Steven Spurier, entre os dias 3 e 5 de janeiro, abriu a temporada de visitantes internacionais em 2013. Desde então foram recebidos compradores das redes  britânicas Waitrose, Cambridge Merchants e Majestic, da rede americana Central Market, e de uma rede varejista da República Tcheca. Também foram recebidos sommeliers de restaurantes na Inglaterra e República Tcheca, um licenciador de produtos dos Estados Unidos, e jornalistas do Reino Unido, Alemanha, França e Canadá.
 
Os últimos visitantes foram a canadense Margaret Swaine, colunista e redatora em jornais, sites e  cinco publicações especializadas no país, como a revista Chartelaine, e o editor britânico Christian Richard Albert Davis, da revista e site Drinks International, que já atuou em outras publicações de peso no país, como a Harpers e a The Wine &amp Spirit Weekly.
 
A propósito, o interesse do mercado do Reino Unido – terceiro maior importador do vinho fino brasileiro, com US$ 400 mil negociados em 2012 – faz com que o país seja a origem da maioria dos visitantes. No início do mês, foi a vez da rede de luxo Marks &amp Spencer enviar representantes para prospecção comercial no segmento de vinhos ao Brasil. A enóloga Jeneve Williams e a compradora de vinhos Emma Dawson, visitaram vinícolas do Nordeste Brasileiro e das regiões da Campanha e da Serra Gaúcha para coletar informações sobre os diferentes vinhos oriundos de distintos terroirs do Brasil. 
 
“Foi fascinante conhecer o Vale do São Francisco. Nunca tinha estado em um vinhedos onde pudesse ver os diferentes estágios de produção da uva ao mesmo tempo. Já a Campanha e a Serra (gaúcha) apresentam um clima mais europeu que se verifica nos vinhos, mais até do que nos vinhos do Chile e da Argentina”, avaliou Jeneve.
 
“Temos uma perspectiva global de atuação e os vinhos brasileiros apresentam um bom padrão de qualidade e são uma novidade no mercado. Nos interessamos em vir ao Brasil por que a gastronomia sul-americana está em evidência, por causa dos eventos esportivos e pelo fato de o Brasil ser um destino turístico muito procurado na Inglaterra”, complementou Emma.
 
Para Andreia Gentilini Milan, diretora de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Brasil já não é mais visto como curiosidade e, potencializado pela perspectiva de Copa e Olimpíadas,  as redes internacionais colocaram o país na lista de prioridades. “Este é um ano que está se mostrando muito importante para posicionamento do vinho brasileiro no Exterior. Fomos colocados no mapa dos produtores mundiais de qualidade e os compradores que vêm para cá, trazem projetos para implementação em curto prazo e de longa duração”, avalia a executiva.
 
Entre os dias 15 e 18, estiveram visitando o país os jornalistas alemães Fabian e Cornelius Lange, que atuam de forma independente no setor de vinhos e gastronomia. Os dois também colaboram com veículos como o Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung, o Stern e o Die Zeit.
 
No Brasil, o suporte para o a acompanhamento dos visitantes internacionais e o acompanhamento das negociações junto ao setor produtivo são feitos pela equipe do Wines of Brasil, projeto de promoção dos vinhos finos brasileiros no Exterior, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)

Fotos: A enóloga Jeneve Williams e a compradora de vinhos Emma Dawson, da rede britânica Marks & Spencer visitam vinícolas na Serra Gaúcha. Crédito: Martha Caus, Divulgação Ibravin.

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