Os vinhos brasileiros desembarcaram este mês na maior feira do gênero em Londres, na Inglaterra. A London Wine Fair (Feira Internacional de Vinhos de Londres) teve início no dia 20 e termina hoje, dia 22, no Excel London, na capital inglesa. O país, quarto maior importador de vinhos finos brasileiros, é considerado um destino comercial estratégico. No ano passado, o Reino Unido ampliou em 18% as aquisições do rótulos made in Brasil.
O Wines of Brasil é um projeto do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para promoção dos vinhos finos no exterior em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A participação do projeto na feira do Reino Unido conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado do Rio Grande do Sul (SDPI/RS).
Estiveram presentes 10 empresas, sendo nove vinícolas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul e uma do Vale do São Francisco, no Nordeste brasileiro. As representantes brasileiras em Londres são a Aurora, Lídio Carraro, Casa Valduga, Domno, Dunamis, Miolo, Seival Estate, ViniBrasil, Salton e Pizzato. A vinícola Basso também marcou presença no evento, participando por meio de importador.
O estande do Wines of Brasil teve projeto alinhado ao conceito previsto no planejamento Mega Eventos, aproveitando a temática do futebol em virtude da realização no Brasil da Copa das Confederações da FIFA 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014. Para interagir com os visitantes e deixá-los no clima dos torneios, um jogo interativo possibilitava a quem estivesse no estande marcar gols em um aplicativo para iPad conectado a uma TV, instalados no local. Os gols marcados renderam pontos e, os vencedores da brincadeira receberam camisetas pela participação.
Para a diretora de Promoção do Ibravin, Andreia Gentilini Milan, a feira foi mais uma ótima oportunidade para mostrar a força e a qualidade dos vinhos do Brasil. Esta é a nona participação consecutiva do Wines of Brasil no evento. “A London Wine Fair é uma das feiras mais tradicionais que participamos e a Inglaterra é um dos grandes mercados do vinho brasileiro”, comenta.
Assim como nas demais feiras internacionais, o estande brasileiro na London Wine Fair contou com uma mesa temática, a Discovery Table, para que os participantes pudessem degustar os produtos das diferentes vinícolas, além de conhecerem as tendências mundiais. De acordo com Ana Paula Kleinowski, analista de promoções do Ibravin, o objetivo foi proporcionar aos visitantes um panorama dos melhores vinhos do Brasil. “Os vinhos escolhidos são tendências no mundo todo e, como as pessoas as vezes não tem muito tempo para uma degustação mais completa, eles são disponibilizados em uma mesa especial que permite prová-los de uma maneira mais informal”, explica.
Entenda a Discovery Table:
Sparkling Celebration: espumantes elaborados pelo método tradicional ou charmat, podendo ser rosés, brut, extra-brut ou nature.
Moscato Champion: o moscatel é tendência forte no mundo e essa categoria contempla vinhos feitos com a uva moscato, podendo ser varietais tranquilos ou espumantes.
Kick Back with Less Alcohol: vinhos tranquilos, varietais ou assemblages, tintos, brancos, roses, até 12,5% de álcool.
A London Wine Fair
Cerca de 15 mil visitantes do Reino Unido e de diversas partes do mundo visitam a London Wine Fair anualmente. O encontro é uma oportunidade de compra e venda dos produtos, bem como um local para conhecer os novos vinhos que estão disponíveis no mercado e pesquisar as tendências do setor. Participam sommeliers, importadores, comerciantes, produtos e demais interessados na bebida.
O mercado do Reino Unido
O Reino Unido é o 4º país no ranking das exportações das empresas do Wines of Brasil, sendo que as exportações das empresas associadas ao projeto representaram 99,7% das exportações totais de vinhos do Brasil para o país em 2012.
No ano passado as exportações para o Reino Unido aumentaram 18% em volume, passando de 79,6 mil litros em 2011, para 94,6 mil litros em 2012. Em termos de valor, foi registrado crescimento de 15%, totalizando US$ 400,6 mil. Em 2011, as vendas foram de US$ 347,5 mil. Já o preço médio por litro se manteve praticamente estável, com valor de USD 4,23.
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