quinta-feira, 2 de maio de 2013

EXPOVINIS BRASIL 2013 - 17° EDIÇÃO

Realizada  em São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de abril próximo passado, confirmou a sua condição como a maior feira de vinho das Américas.

Este ano foram mais de 400 expositores de todo o mundo, que colocaram em exposição e degustação cerca de 5.000 vinhos diferentes, resultando no "consumo degustativo" de nada menos que 60.000 garrafas. 

Passaram pelos estandes cerca de 20.000 pessoas que puderam conhecer as mais distintas origem de vinhos disponíveis e realmente compráveis. Não adianta mostrar rótulos proibitivos para o consumidor normal.

Interessante de se notar é que se criou o costume de se considerar os TOP TEN como os melhores rótulos da feira, quando, na realidade, eles são os vencedores de apenas 235 amostras recebidas para avaliação de um grupo de 12 jurados. Obviamente, não correspondem aos melhores dos 5.000 vinhos que estão na feira.

Cada produtor presente à feira pode enviar dois de seus rótulos para o concurso, enquadrando-os em qualquer das dez categorias pré-estabelecidas. Os jurados são reunidos em grupo de seis em torno de uma mesa e avaliam a série de amostras individualmente, totalmente às cegas. Apontam suas notas e a média aritmética delas é discutida sob a coordenação de um presidente de mesa, avaliando as pontuações e os critérios adotados por cada jurado, eliminando possíveis falhas de interpretação ou julgamento, chegando-se ao consenso como um resultado minimamente justo.

Estes vinhos foram degustados numa Prova em que eles são apresentados pelos membros do Júri. O evento contou com a costumeira boa organização, registrando a presença de vários organismos internacionais de promoção do vinho e de muitos produtores que buscavam mostrar o melhor de sua adega.
 
Neste ano os Top Ten se transformatam em onze devido a um empate entre amostras, resultando na relação abaixo:

- Espumante Nacional - Villagio Grando Brut Rosé 2011-Vinícola Villagio Grando
- Espumante Importado - Ainda Maria Espumante Rose Reserva 2007-Terra a Terra
- Branco Nacional - Dádivas Chardonnay 2012 - Vinicola Lidio Carraro
- Branco Importado - Sauvignon Blanc 2012-Casas del Bosque - Obra Prima
- Rosé - Maquis Rosé 2012 - Sociedad Agrícola los Maquis
- Tinto Nacional Serra Gaúcha - Perini Quatro 2009 - Vinícola Perini
- Tinto Nacional outras regiões - Basaltino 2012 -Vinícola Pericó
- Tinto Novo Mundo -Vistalba Corte A 2009 - Domno do Brasil
- Tinto Velho Mundo - Santa Vitória Grande Reserva Tinto 2008 - Vila de Arouca Importadora
- Tinto Velho Mundo - Scagliola Barbera d’Asti Superiore Sansi Selezione 2009  -Ativa Repres.
-  Fortificado e Doce - Quinta do Noval 40 anos - Tawny Porto - Adega Alentejana

Nenhum comentário: