domingo, 31 de março de 2013

VINHOS PARA CURTIR A PÁSCOA


A Páscoa é uma data tradicional para se devorar chocolates das mais distintas naturezas e apreciar um bom bacalhau, elaborado de diferentes maneiras. Mas, para os tomadores de vinho ficam as perguntas: Como vou apreciar com harmonia chocolate e vinho? Como melhorar a dupla bacalhau e vinho?
 
Começando pelos chocolates, temos que lembrar que se trata de um alimento com sabor bem pronunciado e que "asfalta" nossa língua,ou seja, cria uma camada de gordura que cega as nossas papilas gustativas. Esta camada apresenta-se difícil de ser eliminada.
 
Depois, temos que entender a natureza da camada formada depende do tipo de chocolate, doce, ao leite, meio amargo, amargo, branco, com nozes, avelãs... O chocolate também pode definir um bolo, uma torta e assim por diante.
 
Explicando melhor, o chocolate e os pratos a base de chocolate apresentam textura gordurosa e sabores fortes, que agem com vigor sobre o nosso paladar.
 
Por essas características, a harmonização com esses alimentos pede um vinho bem estruturado em álcool e açúcar como os fortificados ou de colheita tardia, por exemplo, Icewine Pericó - 15% (nacional), Portento Quinta Santa Maria - 18% (nacional), Pellegrino Marsala Fine - 17% (italiano), El Maestro Sierra - Pedro Ximenez - 15% (espanhol), Tokaji Aszu St Stephen's Crown - 3 puttonios - 12% (húngaro), e assim por diante . Se o chocolate for amargo o melhor é servir um vinho do Porto ou um Marsala, encorpado, por exemplo, Porto Comenda Ruby - 19% (português), Vecchioflorio Marsala Superiore, Florio - 18% (italiano).
 
Por sua vez, o bacalhau tem características intrínsecas, com sabor forte decorrente de uma carne defumada que, embora preparado de diversas formas, mantém o traço básico fumé, pedindo vinhos brancos maduros com toque amanteigados e defumados do Chardonnay, por exemplo, Plume Chardonnay Pericó - 12,8% (nacional), Foxbrook Chardonnay - 12,5% (californiano). ou do Garnacha Blanca Loco  - 14,5% (espanhol) ou tintos jovens de pouco corpo, com traços florais, frutado e de couro, por exemplo, Bisantino Pericó Pinot Noir -13,9% (nacional), vinhos verdes refrescantes, por exemplo, Vinho Verde Pavão - 10% (português) ou vinhos de acidez saliente, por exemplo, Sauvignon Blanc Luiz Argenta - 12,5% (nacional), Balatoni Irsai Olivér - 12,5% (húngaro). 

Nenhum comentário: