sexta-feira, 1 de março de 2013

KMM TRAZ A AUSTRALIANA WESTEND ESTATE


No dia 7 de março próximo, a KMM estará promovendo lançameto de vinhos da vinícola australiana  Westend Estate, da família Calabria, com a presença do gerente comercial para o mercado externo Andrew Calabria, filho do famoso enólogo Bill Calabria.
 
Andrew vem ao Brasil, pela primeira vez, e vai lançar a nova linha de vinhos da vinícola, a Poker Face, com quatro rótulos: Poker Face Semillon/Sauvignon Blanc, Poker Face Cabernet Sauvignon/Merlot, Poker Face Shiraz Rosé e o espumante Eternity.

Representante da terceira geração dos Calabria na vinícola, Andrew é um jovem empresário que já figura com destaque no cenário econômico do estado de Nova Gales do Sul, onde está sediada a Westend Estate.

Foi finalista na categoria “Future Business Leader”, uma competição anual promovida pela Câmara de Comércio estadual criada para celebrar as conquistas e contribuições positivas de empresários com menos de 30 anos para a economia e cultura da Austrália. Sobre Andrew, que iniciou suas atividades profissionais há sete anos, os jurados ressaltaram seu marcante espírito empresarial, direcionamento estratégico dos negócios e implantação de ideias inovadoras na empresa da família.

Por dois anos consecutivos, a Westend Estate ganhou prêmio de “Family Business of the Year”, além de Top Exportador, com seus vinhos sendo encontrados em mais de 26 países. No evento Sydney International Wine Awards em 2010, destacou-se como “Most Successful Winery and Brand”. A vinícola dos Calabria faz parte do portfólio da KMM no Brasil há seis anos.

A vinícola Westend Estate foi estabelecida em 1945 pelos imigrantes italianos Francesco e Elizabeth Calabria. Hoje, é gerenciada pela terceira geração. O proprietário e enólogo Bill Calabria tem 3 filhos e todos desempenham funções na empresa, a qual conta com vinhedos nas regiões de Hilltops, Barossa Valley e Riverina (esta é uma das raras regiões vinícolas do mundo propícia à “ botrytis”, fungo que desidrata as uvas causando nelas a chamada “ podridão nobre” gerando vinhos de sobremesa de alta gama).

De Riverina, a vinícola de Bill Calabria elabora o vinho Golden Mist Botrytis, da uva Semillon, de grande destaque internacioinal pela sua excepcional qualidade.

A casa recebeu 4 estrelas e meia de James Halliday, o maior e mais influente crítico de vinhos da Austrália, na edição de 2013 de seu guia Australian Wine Companion. Recentemente, foi considerada pelo crítico Robert Parker vinícola “top value” de Nova Gales do Sul.

Em dezembro último, Westend Estate conquistou o mais elevado grau de classificação da rigorosa Certificação BRC (British Retail Consortium), que atesta a capacidade e competência do fornecedor quanto à segurança dos produtos alimentares, servindo como importante balizador aos varejistas e fabricantes de marcas em todos os continentes.

Bill Calabria, um enólogo ousado

O enólogo Bill Calabria, proprietário da Westend Estate, dedicou toda a sua vida à elaboração de vinhos e sempre acreditou no potencial de Riverina para uma produção enológica de alta qualidade. Portador de uma rara alergia, ironicamente Calabria não pode desfrutar dos vinhos que elabora, e a isso compensa com um olfato privilegiado e absolutamente preciso, que o permite acompanhar a evolução de todas as suas criações de maneira impecável.

Nos últimos 10 anos, apostou na uva Durif, originária da França porém praticamente esquecida ou pouco difundida especialmente no Novo Mundo. E criou o Three Bridges Durif, vinho que lhe rendeu várias premiações importantes na Austrália e em vários outros países: 23 troféus, 45 medalhas de ouro, 34 medalhas de prata e 36 de bronze.

Outro diferencial da vinícola é o plantio da uva Saint Macaire, variedade tão rara que dificilmente encontra-se menção em livros especializados. Leva o nome de um charmoso vilarejo francês de Bordeaux, mas hoje encontra-se extinta na região. Westend, em apenas dois hectares, é uma das únicas vinícolas no mundo a produzir, de forma comercial, esta cepa com o rótulo Calabria Private Bin St Macaire.

Nenhum comentário: