terça-feira, 19 de abril de 2011

D.O. VALE DOS VINHEDOS - A PRIMEIRA DO BRASIL

A Expovinis Brasil, versão 2011, apresentará ao mercado consumidor brasileirio e demais visitantes estarngeiros a estrutura da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, com suas regras e os seus principais rótulos. O evento da DO Vale dos Vinhedos objetiva esclarecer ao público do andamento da certificação a ser outorgada pela Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além da apresentação, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) realizará um brinde no Brazilian Sparkling Lounge com os vinhos aprovados através dos procedimentos previstos na regulamentação da futura DO e que aguardam para serem disponibilizados ao mercado.

A DO Vale dos Vinhedos representa a evolução de um processo que vwem sendo desenvolvido passo a passo, que vem sendo acompanhada por um incremento da maturidade produtiva das vinícolas do Vale dos Vinhedos e vai fortalecer a identidade dos vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos, já reconhecida em 2002 no Brasil com a conquista da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos.

Dirigida a jornalistas especializados e convidados, a apresentação das regras e dos vinhos que irão compor a D.O. Vale dos Vinhedos será realizada na terça-feira (26), na sala de programação paralela da Expovinis. No dia seguinte será a vez de reunir convidados vips em um coquetel no Brazilian Sparkling Lounge. Ainda no dia 27, o Vale marca presença no Curso de Degustação com Espumantes através do projeto Vinhos do Brasil. Entre os rótulos selecionados pela jornalista Silvia Mascella, que conduzirá este curso, está presente um da futura D.O.

Aproveitando o evento, a Aprovale também estará lançando o Manual da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos. A iniciativa visa esclarecer e consolidar os conceitos de Indicação Geográfica (I.G.), Indicação de Procedência (I.P.) e Denominação de Origem (D.O.). Cabe destacar que esses conceitos na Europa já estão internalizados pelo mercado consumidor por serem utilizados há séculos, enquanto que no Brasil ainda são relativamente recentes, pois o reconhecimento da primeira I.G. ocorreu em 2002. Em uma linguagem simples e acessível, a publicação traz as regras da D.O. e os benefícios que o consumidor e também a comunidade do Vale dos Vinhedos ganham com a certificação.

Já na feira Vale dos Vinhedos estará representado por sete vinícolas, sendo três com estandes próprios e quatro com estandes inseridos no espaço Vinhos do Brasil, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). São elas: Almaúnica, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Marco Luigi, Miolo e Pizzato.

Nenhum comentário: