sexta-feira, 8 de abril de 2011

PERICÓ - VINHO BOUTIQUE DAS ALTITUDES CATARINENSES

As vantagens da viticultura de altitude são traduzidas pela alta qualidade dos vinhos  como bem atestam as regiões de Mendoza a Salta (Argentina), Tarija (Bolívia), Campos de Cima da Serra (Rio Grande do Sul - BR), Planalto Catarinese (Santa Catarina - BR) e dos Cerrados Goianos (Goiás - BR).  Observa-se um traço comum nos aspectos da cor acentuada, da explosão aromática e da concentração no corpo. 


Agrônomo e Enólogo Jefferson mostra a cortina vegetal adequada à produção de uvas de alta qualidade.

A Vinícola Pericó está localizada em São Joaquim, em altitude ao redor dos 1300 msnm e desenvolve um trabalho que soma as vantagens da altitude do vinhedo com um trabalho meticuloso sob a orientação de dois perfeccionistas: o empresário Wander Weege e o agrônomo-enólogo Jefferson Sancineto Nunes.

A Pericó convidou parceiros e formadores de opinião para visitar a vinícola e degustar 9 dos seus 11 rótulos: Cave Pericó Branco Brut Charmat, Cave Pericó Rosé Brut Charmat, Cave Pericó Rosé Demi-sec Charmat, Cave Pericó Branco Brut  Champenoise, Taipa Fino Rosé, Taipa Vigneto Branco Sauvignon Blanc, Basaltino Chardonnay, Basaltino Pinot Noir (lançamento) e Pericó Icewine.


Dois rótulos destacaram-se de uma forma especial:

Cave Pericó Branco Brut, 12,5%, harmonizado com Carpaccio de maçã, amarelo palha, perlage fino, intenso e longo, aromas delicados de pera e pêssego, com toque agradáveis de abacaxi, na boca mostrou-se untuoso, carnudo, mastigável, crescendo com grande preenchimento, ótima acidez e bom equilíbrio. O método de elaboração foi o Charmat Longo com contato forçado das leveduras mortas com o vinho. Preço sugerido para consumidor: R$ 38,00.

Basaltino Pinot Noir 2010,  13.9%, vermelho cereja, corpo brilhante, nariz frutado a morango e frutas silvestres sobre tons de madeira francesa, paladar com toques animais, presença sutil da madeira tostada, com toques florais de violeta e begônia. Final longo. Preço sugerido para consumidor: R$ 50,00.   

Nenhum comentário: