quarta-feira, 27 de abril de 2011

MERLOT DA PIZZATO MANTÉM TRADIÇÃO

O varietal de Merlot 1999 foi o primeiro grande sucesso da Pizzato, sobre o qual escrevi matéria elogiosa na época quando fui alvo de críticas sobre minha precipitação. Depois de seis meses, uma revista ícone em vinhos realizou painel com vinhos europeus e dos dois mais bem avaliados, um era chileno e o outro o Merlot Pizzato desta primeira safra de 1999 que passou a ser referência para o potencial da varietal Merlot no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha (RS).

Nos anos seguintes este mais representativo vinho da Pizzato seguiu colecionando vários destaques em concursos oficiais e em painéis realizados pela imprensa especializada.



Agora, partindo do mesmo vinhedo que deu origem ao ícone 1999, a Pizzato elaborou o DNA99, safra 2005, ano em que as condições de desenvolvimento das uvas foram muito próximas as da safra 1999. Produzido pela Pizzato Vinhas e Vinhos no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (Serra Gaúcha), o Pizzato DNA99, 2005 foi o vencedor na categoria Tinto Nacional, no concurso Top Ten da Expovinis 2011.


Apresenta cor intensa, rubi violácea, os aromas lembram caldo de frutas vermelhas flambadas, geléia, especiarias, baunilha, moca e ameixas secas. Na boca é encorpado, de boa persistência e equilíbrio, com retro gosto prolongado com traços de especiarias, ameixas e moca. Temperatura de serviço: 17ºC a 19ºc. “Ao decantar, o vinho revela-se ainda mais rico”, sugere o enólogo Flavio Pizzato.

Do DNA99, 2005, foram produzidas apenas 6.800 garrafas, todas numeradas, em lote único, com Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (com selo de certificação). Preço sugerido: R$ 110,00.



Nenhum comentário: