segunda-feira, 11 de abril de 2011

URUGUAI - UMA JÓIA CHAMADA ANGEL'S CUVÉE RIPASSO TANNAT

O Angel's Cuvée Ripasso Tannat 2004 é um vinho tinto robusto com 14% de álcool, elaborado com uma só variedade de uva, a emblemática uruguaia Tannat, seguindo os mesmos passos do método de Ripasso utilizado na vinificação do Amarone, na região italiana do Vêneto.



O método consiste na refermentação de um vinho Tannat já pronto, ao qual se adiciona uma parcela de uvas Tannat que foram deixadas desidratando (passificação) na própria videira, providência que elimina o alto custo que incorre o Amarone que colhe as uvas em novembro e as coloca em galpões especiais para passificação até fevereiro.



O responsável pelo vinho, Pablo Fallabrino, winemaker da bodega Viñedo de los Vientos, é neto de Angel Fallabrino, natural de Alessandria, Piedmont, pioneiro da família que trouxe a tradição vinhateira dos Fallabrino da Itália para o Uruguai na década de 1920. Portanto, Angel’s Cuvée é uma justa homenagem a ele.



Quando os cachos atingem o ponto ideal de açúcares são colhidos e adicionados em vinho pronto de Tannat que volta a fermentar resultando o Ripasso de Tannat. O Ripasso de Tannat passa por barricas de carvalho por um período de 18 meses finalmente ficando pronto. Este vinho não é submetido nem ao afinamento, nem à filtração. Um vinho com zero de intervenções. 



O Angel’s Cuvée Ripasso de Tannat 2004 tem um caráter seco porém gentil, cor rubi profundo, corpo brilhante, nariz complexo compondo toques de café e chocolate com tons frutados de ameixa preta e figo rami, sobre um fundo terroso; na boca tem ataque que lembra marmelada, nozes, avelãs e erva-doce tostada. No final de boca fortes taninos elegantes fecham muito bem seus preedicados.

Nenhum comentário: