quinta-feira, 12 de maio de 2011

EXPOVINIS BRASIL 2011 BATE RECORDES EM SUA 15ª EDIÇÃO

Realizado entre 26 e 28 de abril, o ExpoVinis Brasil apresentou as novidades do mundo do vinho e bateu recordes em sua 15ª edição. Mais de 400 expositores levaram seus rótulos ao Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, e os apresentaram a um público de 18 mil pessoas que lotaram os três dias do evento. Os números superam a edição passada, quando o ExpoVinis Brasil recebeu aproximadamente 350 expositores e 17 mil visitantes.

Outro recorde foi ‘batido’ pelas mais de 40 vinícolas nacionais que, organizadas no espaço do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), fizeram uma participação histórica apresentando os vinhos de três das principais regiões produtoras do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Vale do São Francisco. Através da Acavitis o evento recebeu os vinhos finos de altitude produzidos na Serra Catarinense. Casa Valduga, Miolo, Salton e Pizzato estiveram em espaços próprios e deixaram ainda mais expressiva a participação brasileira no maior evento de vinhos da América Latina.

Uma das estreias ficou por conta da Wines of Chile, associação responsável por difundir os vinhos premium chilenos no mercado mundial. As bodegas de Castilla-La Mancha, com um dos maiores espaços de rótulos espanhóis no ExpoVinis, marcaram presença pela quinta vez consecutiva. A Wines of Argentina também esteve presente e a ViniPortugal, AEP (Associação Empresarial de Portugal) e as Comissões Vitivinícolas das Regiões do Alentejo e Tejo representaram Portugal no evento.

Produtores da África do Sul, Nova Zelândia e Alemanha trouxeram suas novidades e o Pavilhão da França ocupou um dos maiores espaços com as principais regiões francesas. No Espaço Itália 2011, 18 renomados produtores representaram as regiões de Puglia, Abruzzo, Marche e Lombardia, além da Toscana e Piemonte.

Presenças internacionais

As presenças internacionais, sempre aguardadas no ExpoVinis Brasil, também foram destaque na 15ª edição do evento. Este ano, desembarcaram no Pavilhão Vermelho do salão de vinhos o primeiro Master Sommelier português, João Pires, a conceituada enóloga argentina Susana Balbo e o enólogo Emmanuel Riffaud, da Baron Philippe de Rothshild do Chile. Eles conduziram degustações premium exclusivas como ‘Os Melhores Vinhos do ExpoVinis Brasil’, ‘Torrontés e Uvas Aromáticas da Argentina’ e ‘Os Grandes Vinhos da Baron de Rothshild’.

Os 10 melhores do ExpoVinis Brasil

Uma das mais importantes e esperadas provas de vinhos organizada no Brasil, o concurso Top Ten elegeu os 10 melhores rótulos do ExpoVinis Brasil entre tintos, brancos, espumantes e rosés. Os vencedores de 2011 foram: Casa Valduga 130 Brut (Espumante Nacional), Cuvée Charles Gardet (Espumante Importado), Casas del Bosque Pequeñas Producciones Sauvignon Blanc 2009 (Branco Sauvignon Blanc), Giaconda Nantua Vineyard Chardonnay 2005 (Branco Chardonnay), Morgado de Sta Catherina Bucelas Reserva Arinto 2008 (Branco Outras Castas), Château de Pourcieux 2010 (Rosado), Pizzato DNA 99 2005 (Tinto Nacional), Jim Barry The Mcrae Wood Shiraz 2005 (Tinto Novo Mundo), Roquette & Cazes 2007 (Tinto Velho Mundo) e Justino's 10 Years (Doce / Fortificado).

Outra novidade do ExpoVinis Brasil foi o WineTag, um projeto inédito que possibilitou ao público eleger os melhores rótulos do evento. Por meio de totens dispostos na saída do Pavilhão Vermelho, os visitantes atribuíram notas e fizeram comentários sobre os vinhos degustados. Além disso, o público pôde conhecer todos os ‘candidatos’ através de QR Codes (uma espécie de código de barras em duas dimensões) que foram fixados na frente de cada estande. O QR Code funcionou como um cardápio, em que os visitantes puderam saber as informações de cada expositor (contatos, localização da vinícola/loja e produtos em exposição).

A Casa Valduga, vencedora do Top Ten na categoria Espumante Nacional com o ícone 130 Anos, também ganhou a eleição do público, que votou no Maria Valduga (lançamento da vinícola) como o Melhor Espumante do evento. Também venceram o Pizzato Chardonnay Reserva (Branco Nacional), Santo Emílio Leopoldo Cabernet Sauvignon Merlot (Tinto Nacional), Casa de Sarmento Maria Gomes (Branco Importado), Herdade do Esporão Petit Verdot (Tinto Importado) e Bacalhôa Moscatel de Setúbal DOC (Doce/Fortificado).






Nenhum comentário: