sexta-feira, 13 de maio de 2011

TO BEER OR NOT TO BEER (2)

Antonio Montano da Brandcomm, Burson-Marsteller Brasil, mostra como as cervejas Premium constituem uma excelente opção para que paladares dos mais exigentes façam suas harmonizações com a gastronomia.

Assim como acontece com os vinhos, o brasileiro começa a buscar também nas cervejas uma melhor qualidade. Essa nova demanda crescente faz com que os rótulos Premium estejam cada vez mais presentes nas adegas e refrigeradores  de bares, restaurantes e apreciadores. O tempo em que nossa opção era cercada por poucos rótulos, sabores semelhantes e escolha baseada no preço já não faz mais parte do comportamento de consumo das classes de maior poder aquisitivo.

Com variedade de sabores, as cervejas Premium se tornam ideais para a harmonização com a gastronomia. conforme mostra a seleção e sugestões para harmonização. De qualquer forma, é um mundo aberto a experimentações e cada apreciador pode decidir aquela que tem o melhor casamento com seu prato preferido.

Amstel Pulse (Holanda) - uma cerveja pilsen holandesa de sabor leve e refrescante que tem como origem o processo de micro-filtragem. A embalagem, de vidro transparente, foi premiada internacionalmente no renomado Festival de Cannes por apresentar design único e inovador. Seu sabor incorpora maltes suaves com um toque de lúpulo ao final.
harmonização: refeições e aperitivos leves, como saladas, peixes delicados e frutos domar.

Birra Moretti (Itália)  - criada por Luigi Moretti em 1859, a marca acumula mais de 150 anos de tradição italiana. Quando começou sua pequena produção na fábrica de "gelo e cerveja" de Moretti, apenas poucos amantes da marca consumiam cerveja. Graças ao seu sucesso foi produzida em maior escala e durante esses anos o "homem de bigode" estampado em seu rótulo se tornou famoso em toda a Itália. Lúpulo num tom dourado e um colarinho branco e cremoso, com aroma levemente adocicado. O amargor do lúpulo, deixa um sabor bem equilibrado no paladar ao final da degustação.
harmonização: massas, pizzas, mariscos, crustáceos, salsichas e aperitivos, como salame, presunto de Parma e pastrami.

Edelweiss (Áustria) - cerveja de trigo lançada em 1986 e criada pela Hofbrãu Kaltenhausen, cervejaria com mais de 530 anos de tradição. Produzida nos alpes da Áustria, que proporcionam a temperatura ideal para resfriar naturalmente a cerveja, além de fornecer a água que é tirada diretamente das montanhas.Possui um aspecto turvo e uma cor âmbar levemente dourada com uma espessa espuma no colarinho que não se desfaz, seu aroma frutado (toques de banana e manga) a ao fundo um leve aroma de cereais proveniente do trigo.
harmonização: comida tailandesa, indiana, chinesa e alemã, como carne de porco, frutos do mar e carne branda.

Murphy´s Irish Stout (Irlanda) - originalmente produzida desde 1856 pela Lady's Well Brewery acumula mais de 150 anos de tradição. A cerveja irlandesa teve seu líquido premiado diversas vezes por sua qualidade e sabor superiores, tornando a marca conhecida ao redor do mundo e trazendo a tradição dos pubs irlandeses para o Brasil e mais de 40 países. Possui uma cor mogno escura, quase preta, com um denso e cremoso colarinho quando é servida. Seu aroma lembra café com toques de cacau e nozes, que também são sentidos em seu sabor, que começa com toques de malte torrado e termina com um gosto amargor bem balanceado.
harmonização: ostras e pratos bem condimentados, carne de porco, chucrute, molhos funghi e comida chinesa.

Murphy’s Irish Red (Irlanda) - originalmente produzida desde 1856 pela Lady's Well Brewery acumula mais de 150 anos de tradição. Possui uma cor cobre-avermelhada que deixa uma espuma espessa ao ser servida, e um sabor de maltes com um toque de caramelo que é sobreposto pelo leve amargor dos lúpulos ao final.
harmonização: peixe frito, frutos do mar, comidas indiana e tailandesa, fondue de queijo, massas ao molho pesto e ostras.

Dos Equis (México) - criada em 1897 pela CCM (Cerveceria Cuauhtémoc Moctezuma) no México como uma edição limitada para celebrar a chegada do Século 20. Seu nome era originalmente Siglo XX (ou Século 20). Com sua qualidade superior, fez sucesso e se tornou parte do portfólio da cervejaria, sendo rebatizada com seu nome atual, Dos Equis, em referência aos dois "X" de seu rótulo. Possui uma cor amarela levemente dourada, com uma fina camada de espuma quando servida e aroma de maltes e cereais. Suave com leve sabor do lúpulo, deixa uma sensação refrescante no paladar.
harmonização: pratos temperados e com sabor picante, molhos a base cítrica, lagostas, siris e camarões.

Gold (Brasil) - cerveja tipo pilsen premiada entre as melhores Premium do mundo. Extra elaborada para um consumidor que valoriza sabores diferenciados, frequenta ambientes selecionados e que aprecia pouco a pouco uma cerveja encorpada e de qualidade superior. Produzida a partir da combinação perfeita de um blend de maltes selecionados, a Gold tem um sabor frutado, colarinho consistente, aroma refinado, cor dourada única e corpo robusto.
harmonização: Pratos de alta gastronomia.

Xingu (Brasil) - elaborada inicialmente para atender o paladar de um grupo de conhecedores que buscavam uma cerveja diferente das tradicionais. Uma cerveja escura de corpo médio, sabor envolvente e espuma cremosa. Possui teor alcoólico médio e amargor mais elevado. Levando-se em conta seu corpo, tem-se uma percepção suave quando degustada: seu sabor é um perfeito equilíbrio entre o amargo e o doce. Não é sem motivo que é apreciada e exportada para mercados além do brasileiro e acumula diversos prêmios de qualidade.
harmonização: Combina com as mais variadas situações, desde petiscos em uma mesa de bar, até pratos mais elaborados e sobremesas.

Nenhum comentário: