segunda-feira, 30 de maio de 2011

VINHOS BRASILEIROS DE QUALIDADE QUE VÊM DOS PAMPAS

Os vinhos brasileiros de qualidade estão despontando em novos terroirs apoiados por climas adequados à produção de uvas com predicados especiais. Dom Pedrito é parte dos pampas da Campanha Gaúcha, faixa de terras ao longo da divisa com o Uruguai, na qual o clima oferece intensa insolação de dia alternada com o frio das noites, ao longo do periodo de frutificação da videira. Somam-se aí, a exiguidade de chuvas e a composição granítica do solo, desenhando assim um terroir com especiais condições para a vitivinicultura.

Neste cenário da latitude 30° 58', a família Hermann Pötter, muito forte nos agronegócios, a partir de 2003 cravou seus 20 hectares de vinhedos, com mudas importadas da França e da Itália, num encepamento formado pelas variedades Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer, Tempranillo, Merlot, Tannat, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir. Este é padrão de condições de que dispõe a Vitivinicultura Estância Guatambu.

As 5.000 garrafas de Cabernet Sauvignon 2008 esgotaram-se em apenas 4 meses! A safra de 2009 com 12.000 garrafas numeradas teve amostras muito bem avaliadas em vários concursos. Animada por esse sucesso, a Guatambu procurou um dos maiores especialistas em vinhos brancos e espumantes, em atividade no Brasil, o enólogo uruguaio Alejandro Cardozo. O resultado foram rótulos de muita expressão lançados em 2010: Gewürztraminer Luar do Pampa, o Sauvignon Blanc Ecos do Pampa e o espumante champenoise Guatambu Extra Brut (100% Chardonnay).


Experimentei o Luar do Pampa 2011, um vinho de cor amarelo palha delicado, reflexos verdeais, nariz de frescor típico composto por aromas florais de rosas sobre frutas como a maçã verde, ameixa branca e lichia. Na boca tem a untuosidade dos seus 12.7% de álcool, equilibrado na acidez correta, toques da flor jasmim e a delicadeza da fruta jambo. Bom preenchimento da boca, final longo e muito agradável. Um típico e muito bom exemplar da variedade Gewürztraminer.


Por sua vez, o espumante champenoise Guatambu Extra Brut 2010, 12.5% de álcool, varietal de Chardonnay, elaborado a partir da prensagem direta das uvas, clarificação estática a frio, 25% do vinho base com passagem por carvalho francês de primeiro uso, fermentação na própria garrafa com 10 meses de permanência em contato com as leveduras mortas. A cor cristalina verdeal com tons platinados denuncia a paternidade do enólogo Alejandro. Perlage fino e intenso. No nariz, os aromas de frutas brancas como ameixa, pêra e pêssego, tem como contraponto um elegante tostado e os toques de leveduras. Na boca oferece um incisivo preenchimento sobre a língua com explosão de cremosidade intensa e agradável. O paladar identifica frutas delicadas, leveduras e acidez refrescante. Longo final de boca que deixa sensação de frescor e de grande agradabilidade. Um ótimo espumante!

(contatos comerciais: fitvinhos@uol.com.br / José Roberto)

Nenhum comentário: