terça-feira, 17 de maio de 2011

TAYLOR’S SCION 1855 - VINHO DO PORTO PRÉ-FILOXÉRICO

A Taylor's, famosa casa de vinhos do Porto, lançou à venda em dezembro último um dos mais antigos e raros Vinhos do Porto, para a alegria de poucos privilegiados, colecionadores ou simplesmente apreciadores desse tipo de vinho especial.

Rotulado Taylor’s SCION, trata-se de um Vinho do Porto pré-filoxérico uma vez que foi produzido com uvas em colheitas que precederam à catástrofe da filoxera. Isto confere não só importância histórica, como evidencia uma raridade, enquanto põe à disposição do apreciador um vinho que descansou 155 anos em casco, sob as condições ideiais das caves da vinícola e, portanto, promete estar em perfeitas condições.


A admirável forma como enfrentou a passagem do tempo conferem importância ímpar a sua descoberta tornando-o um marco na história dos vinhos. O Taylor's SCION 1855 é um dos raros sobreviventes do período pré-filoxérico, tornando-se a testemunha mais viva daquela era perdida. Vinhos como o este nunca mais serão feitos.

Em 2008 David Guimaraens, enólogo da Taylor’s, provou este vinho que repousava num armazém de uma distinta família do Douro, mantendo-o como reserva privada, com a exceção de um casco que dizem ter sido adquirido por Winston Churchill.


Em 2009, o único descendente direto da família morreu sem deixar filhos e seus herdeiros decidiram vender o vinho dos cascos. A Taylor's adquiriu amostras dos dois cascos e constatou que as quinze décadas de envelhecimento em madeira tinham-no concentrado e conferido uma complexidade mágica. Tornara-se uma essência sublime.

Perante tal preciosidade, a Taylor’s decidiu engarrafá-lo em separado num lote com número exclusivo de garrafas, oferecendo ao mundo um Porto de 155 anos, nunca antes engarrafado que, como não podia deixar de ser, serão vendidas numa embalagem extremamente luxuosa.

No total só foram produzidas 1000 garrafas, todas vendidas assim que seu lançamento foi anunciado, sendo algumas poucas reservadas para o Brasil.

Taylor’s SCION é apresentado numa embalagem especial que recorda o período em que este Porto de 155 anos foi feito. Inspirado numa caixa de instrumentos do século XIX, a embalagem tem detalhes artísticos que muito enobrecem o produto. O Porto SCION vem num decanter de cristal soprado manualmente com desenhos exclusivo. A palavra SCION tem dois significados: o herdeiro de uma família nobre e garfo de uma planta, especialmente utilizado para a enxertia.

O Taylor's SCION tem um preço muito elevado, justificado pelas tantas e quantas gerações que se privaram de beber esse néctar e o conservaram para trazê-lo até aos nossos dias. O preço desta caixa especial com o vinho é R$ 7.200,00 (sete mil e duzentos reais) e está a venda na Portus Cale, importadora exclusiva dos produtos Taylor´s no Brasil.

Nenhum comentário: