quarta-feira, 18 de maio de 2011

VINÍCOLA SANTA AUGUSTA – UMA NOVA ESTRELA BRASILEIRA

As atividades empresariais da família De Nardi situam-se entre as grandes indústrias do estado de Santa Catarina, nas quais se trabalha a excelência técnica e o alto nível gerencial.

Não é de se estranhar que os irmãos De Nardi e duas filhas fossem atraídos pela vitivinicultura de altitude nos altos da região do Vale do Rio do Peixe, em Videira, pela sofisticação e pela possibilidade de elaboração de vinhos de qualidade.

Assim nasceu em 2003 a Vinícola Santa Augusta que se ocupou da preparação do terreno e da implantação dos primeiros vinhedos, numa propriedade de altitude superior aos 1.000 metros. Começando com talhões de Cabernet Sauvignon, Merlot e Moscato Giallo, a seguir, complementados com Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Franc, Carmenère, Malbec e Montepulciano.

Três anos depois foi realizada a primeira vindima e as uvas vinificadas, ainda em caráter exploratório, para um pré-lançamento em 2008 dos vinhos Tapera Augusta 2006, um corte robusto Cabernet Sauvignon / Merlot, um elegante Chardonnay e o refrescante Moscato Giallo. Tive a oportunidade de degustá-los e aprová-los como bons vinhos, além de participar de discussões a respeito do desenho dos rótulos.



Em 2007, na rota de elaboração de vinhos de alta gama, adquiriram propriedade no terroir de Água Doce, norte catarinense, com altitudes no nível dos 1.300 metros, onde formaram vinhedos de Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Prosecco. Esses vinhedos foram plantados em alta densidade de videiras, espaçamento de 0,75 m, e produção máxima de 750 gramas por planta!

Com a produção estimada em 65.000 garrafas por safra, os vinhos e espumantes da Vinícola Santa Augusta entram no mercado brasileiro apenas em restaurantes e casas especializadas.




O porta-fólio da vinícola apresenta 11 rótulos, com meu destaque para:

Cabernet Sauvignon e Merlot – 13%, rubi com faíscas violáceas, notas de amora e ameixa seca sobre sutis toques de hortelã, com elegante madeira tostada. Bom preenchimento de boca com equilíbrio e agradabilidade. Final longo.

Rosé – 12.5%, 70% Cabernet Sauvignon e 30% Merlot, delicado salmão claro, notas frutadas de jabuticaba, amora, morango e rosas. Bom ataque de boca com seu corpo leve, frutas delicadas e acidez adequada. Persistente.



Chardonnay - 12.5%, amarelo claro, notas de fundo de banana e pêra, emoldurando uma tipicidade da altitude na fruta abacaxi. Boca com leve untuosidade, equilibrada pelo abacaxi. Acidez correta e bem equilibrada com o teor alcoólico. Boa persistência.

Espumante Moscatel – 7.4%,Moscato Giallo, amarelo palha mais forte, forte perlage, notas cítricas interessantes (casca de tangerina) sobre toques delicados de papaia, pêra e pêssego. Acidez saliente sobre doçura correta e muito agradável, boca persistente puxada pelas frutas e pela acidez na conta certa.

Rosé Espumante Brut – 12%, 45% Cabernet Sauvignon, 20% Merlot, 20% Malbec, 12.5% Montepulciano e 12.5% Cabernet Franc, salmão claro, perlage fino e persistente, notas delicadas de morango e pêssego, somadas ao aroma de rosas. Clara acidez formando equilíbrio com a maciez do álcool. Boca muito agradável e persistente.

Espumante Brut Branco – 12%, 54% Cabernet Sauvignon, 16% Merlot e 30% Chardonnay, amarelo palha champanhe, perlage fino, abundante e longo, notas de pêssego, pêra e maçã verde sob a acidez vivaz do abacaxi. O espumante cresce bem na boca, com cremosidade e acidez muito agradável. As frutas dominam o persistente final de boca.

A linha se completa com os vinhos Sauvignon Blanc, Moscato Giallo, Espumante Demi-Sec Branco e Espumante Demi-Sec Rosé.


Mas a jóia da Santa Augusta é o Passito, primeiro produzido no Brasil, elaborado de Moscato Giallo, sob a batuta do Jefferson Sancineto, um dos mais importantes arquitetos de vinhos do país. Aguardem que este mesmo especialista está trabalhando na transformação dos vinhedos para a viticultura biodinâmica!. Esses detalhes serão trabalhados em um artigo especial!

2 comentários:

nilberto disse...

parabens pela reportagem no canal rural do último final de semana.excelente.
NILBERTO
SÃO BENTO DO SUL -SC.
A PROPÓSITO, É POSSIVEL VISITAR A VINICOLA???

nilberto disse...

nilbertogalego@hotmail.com