quinta-feira, 22 de setembro de 2011

D.O BIERZO - BONS VINHOS ESPANHÓIS

Bierzo é uma pequena comarca da Provincia de León, no noroeste da Espanha, nas vizinhanças de regiões bem conhecidas como a Galícia e as Astúrias, cujos vinhos tive chance de conhecer e degustar há pouco tempo.

Trata-se de uma região protegida por um quase cícrculo de montanhas que envolve sua planície rica e de terras férteis, um micro-clima muito adequado ao plantio de vinhedos de uvas para vinho, protegida da influência úmida do Atlântico.pelos bosques de altos pinheiros que cobrem as montanhas. Sem mwedo de errar, esse teatro define um terroir bem distinto, uma ilha vitivinícola para a produção de muito bons vinhos.

Como Denominação de Origem Bierzo - DO  BIERZO, está oficialmente reconhecida desde o ano 1989, apoiando-se nas variedades permitidas, como as tintas, Mencía e Garnacha Tintorera e as brancas Godello, Doña Blanca, V. Palomino e Malvasia.

A Mencía é a variedade de uva mais significativa da D.O e foi trazida pelos peregrinos que realizavam o Caminho de Santiago. Antigamente os Romanos já elaboravam vinho na zona mas com o tempo as terras destinaram-se prioritariamente e em sua maioria para a mineração.

São dois os tipos de vinhos brancos mais importantes, aqueles feitos com um blend de Doña Blanca, Godello e Palomino e o espumante feito a partir de Doña Blanca.

Os brancos vão desde as cores amarelo palha, claros e brilhantes tem aromas primários intensos com um caráter marcadamente frutado, predomínio dos aromas de maças e frutas maduras com toques herbáceos de finalização persistente e delicada devido os aromas secundarios. O paladar apresenta uma boa acidez, sensações doces e retrogosto de longa duração.

Os vinhos Rosados são minoria e elaborados a partir de uvas tintas com 50% de Mencía ou misturas de uvas tintas e brancas, que podem mostrar-se em cores desde o rosa suave até um vrmelho rosado do  morango. Com aromas de uma intensidade media, leve e frutado que lembram morangos, framboesas e notas doces de fruta madura. O paladar suave com corpo e retro gosto frutado.

Os vinhos Tintos que são a maioria e podem se encontrados em quatro tipos:
- Vinhos Jovens, feitos com ao menos 70% da uva Mencía.
- Vinhos Velhos sem crianza, que não tem uma passagem em carvalho, mais passaram um tempo no tanque ou na garrafa.
- Crianzas, com um mínimo de 2 anos dos quais 6 meses são em tanques de carvalho de capacidade menor a 100lts.
- Reservas com um mínimo de 12 meses em carvalho e 24 em garrafa para fazer um total de 3 anos. Os reserva Brancos e Rosados permanecem em carvalho por 6 meses e 18 meses em garrafa.

Nos vinhos tintos jovens encontramos cores que revelam sua juventude, vermelho cereja com notas violetas, brilhantes e intensos. Aromaticamente intensos com sensações que finalizam em notas a frutas vermelhas, morangos, amoras, mirtilo, framboesas e um sutil aroma metálico típico da variedade Mencía. No paladar surpreende um vinho suave e aveludado, com taninos e acidez bem balanceada que finalizam em um retro gosto prolongado.

Os Crianza e Reserva tem cores que vão desde os vermelho cereja até o vermelho tijolo. Com lagrimas presentes. Em nariz sentem se os aromas primários frutais da variedade Mencía, onde predominam figos e ameixas. Em um nariz secundaria aparecem aromas mais complexos e delicados da madeira, tabaco, frutas secas, licor e especiarias. Na boca são vinhos com corpo e aveludados, as sutis notas da madeira, baunilha e frutas doces como uva passa acrescentam o retrogosto alcoólico.

As Vinícolas mais representativas do D.O. Bierzo são:

1.-BODEGAS ADRIÁ, S.L.
Web: www.bodegasadria.com

2.-CASAR DE BURBIA, S.A.
Web: www.casardeburbia.com

3.-CASTROBERGIDUM, S.L.
Web: www.castrobergidum.com

4.-BODEGAS Y VIÑEDOS CASTROVENTOSA, S.L.
Web: www.castroventosa.com

5.-BODEGAS ESTEFANIA, S.L.
Web: www.tilenus.com

6.-BODEGA JUAN JOSE MARTINEZ YEBRA, S.L.
Web: www.bodegamartinezyebra.es

7.-BODEGAS Y VIÑEDOS LUNA BEBERIDE, S.L.
Web: www.lunabeberide.es

8.-BODEGA LUZDIVINA AMIGO
Web: www.bodegaluz.com

9.-PALACIO DE CANEDO - PRADA A TOPE, S.A.
Web: www.pradaatope.es

10.-BODEGAS PEIQUE, S.L.
Web: www.bodegaspeique.com

11.-BODEGAS PEREZ CARAMES, S.A.
Web: www.perezcarames.com

12.-VIÑEDOS Y BODEGAS PITTACUM, S.L.
Web: www.pittacum.com

13.-TENOIRA GAYOSO, S.A.T.
Web: www.tenoiragayoso.com


Nenhum comentário: