quarta-feira, 21 de setembro de 2011

VINHOS DO PAÍS BASCO - D.O. BIZKAIKO TXAKOLINA

Bizkaia é uma parte histórica situada dentro da Comunidade Autônoma do País Basco, ao norte da Espanha, na conhecida zona do Golfo de Bizkaia.

Como conseqüência, seu clima está marcado pela sua proximidade do oceano Atlântico,  regido pela Corrente do Golfo, enfim, a região apresenta clima tipo atlântico, relativamente úmido e temperado, sem extremos de temperaturas frias ou quentes, deixando o vinhedo desenvolver sua vegetação lentamente, com a maturação em ritmo lento graças ao efeito regulador do mar.

Os solos são variados, embora haja certo predomínio dos que estão situados sobre rochas calcárias. São solos que cobre as meias encostas, de pouca profundidade, ligeiramente ácidos e de textura franco-argilosa.

O período vegetativo da vinha começa no final do mês de março, enquanto que a vindima, via de regra, pode se concentrar durante os primeiros dez dias do mês de outubro.

Atualmente, a Denominação de Origem engloba todo o Território Histórico de Bizkaia, em terrenos situados de altitude máxima menor do que os 400 m.s.n.m.. Trata-se de uma pequena e desconhecida denominação que conta com 375 Hectares de vinhedo, que produziram 1.240.000 litros no ano 2.009.

As variedades principais são autóctones, decorrente da aclimatação histórica sob clima atlântico, aparentadas com outras do sudoeste da França. Estas são: Ondarrabi Zuri (Branca), Ondarrabi Zuri Zerratia (Branca) e a Ondarrabi Beltza (Tinta). As castas autorizadas brancas são: Riesling, Sauvignon, Chardonnay, Folle Blanche (Mune Mahatsa), Gros Manseng (Izkiriot) e Petit Manseng (Izkiriot tipia). São variedades de grão pequeno, e cachos de dimensão pequena.

O principal tipo de vinho Txakoli de Bizkaia é o branco, que representa mais de 95 % do total elaborado. Mas, além disso, são produzidos vinhos rosés, tintos e alguns vinhos especiais, como espumosos e vindimas temporãs.

O txakoli branco é um vinho jovem de cor amarela pálida à cor palha, podendo ter tonalidades verdosas. No nariz apresenta uma intensidade média e uma grande complexidade de aromas nos quais predominam as notas de fruta branca, junto com outras cítricas e herbáceas.

Na boca tem um gosto típico, ligeiramente ácido, fresco e equilibrado, com um sabor posterior no qual volta a aparecer as notas de fruta branca, florais e herbáceas. No final da boca é moderadamente persistente, podendo apresentar um sabor posterior ligeiramente amargoso, típico da variedade principal.

A graduação alcoólica costuma variar entre os 10,5 º e os 11,5º. Mesmo que muitos txakolis mais modernos alcançam sem problemas os 12º.

Os txakolis brancos são perfeitos para todo tipo de peixes e mariscos, tanto à grelha, como com molhos ou outro tipo de preparações. Assim mesmo são muito aconselháveis para maridar com carnes brancas.

A temperatura de serviço do txakoli branco deve ser de 8 à 10 º C. Frio, mas não em excesso, para poder sentir os seus aromas e tonalidades delicadas.

Nenhum comentário: