terça-feira, 27 de setembro de 2011

VINHO BIODINÂMICO BRASILEIRO DA VINÍCOLA SANTA AUGUSTA

A Vinícola Santa Augusta é uma vinícola das altitudes catarinenses com vinhedos em Videira, altitude ao redor de 1.000 msnm, e em Água Doce, altitude ao redor de 1.300 msnm, administrada pelas primas Taline e Morgana De Nardi. Com a responsabilidade técnica do engenheiro agrônomo, enólogo e sommelier Jefferson Sancineto Nunes, idealizador da empreitada, os vinhedos da propriedade de Videira estão sendo reconvertidos e conduzidos sob a filosofia biodinâmica. E com muito sucesso!


Taline De Nardi defronte do lote de Chardonnay biodinâmico em plena brotação.

A Vinícola Santa Augusta (VSA) começou em 2011 a implantação do manejo dos primeiros vinhedos do país sob a visão Biodinâmica e Sancinetto está muito satisfeito com os resultados que vêm se verificando, por exemplo, contrariando toda e qualquer expectativa negativa, o volume excessivo de chuvas desde que as videiras de chardonnay começaram a brotar, não foi verificado até agora nenhum problema fitossanitário e as plantas estão com um aspecto excelente.


As videiras biodinâmicas de Merlot exibem um vigor e muita sanidade.

A primeira providência que se implantou na reconversão para a biodinâmica foi a eliminação do uso de herbicidas. Em 100% dos vinhedos da VSA, está sendo feita a capina manual da faixa de cultivo das videiras e efetuada a roçada entre as linhas sempre respeitando o calendário Biodinâmico. Este determina os tratos culturais do vinhedo estabelecendo datas mais pro´pícias para executar cada tipo de ação.


A fotografia acima mostra a aplicação de chá de cavalinha, que permitiu a brotação do chardonnay e do merlot absolutamente sadia e sem a utilização de nenhum grama de qualquer fungicida. Nesta semana foi aplicada pela quarta vez o chá de cavalinha.



Videiras biodinâmicas de Cabernet Sauvignon completam o trio das castas clássicas internacionais da VSA.

No outono foi efetuada a primeira aplicação do composto biodinâmico PB 500 (chifre esterco nos vinhedos) que será repetida no mês de outubro. A poda foi feita seguindo rigorosamente o calendário Biodinâmico, respeitando a lua descendente e sempre nos horários/dia de fruto. O desbrote foi feito exclusivamente nos horários/dia de fruto, parâmetro do calendário Biodinâmico de tratos culturais.

Bem, eu que já degustei vinhos biodinâmicos na Europa e na Argentina (Colomé) estou vivamente interessado em exerimentar essa jóia enológica, agora de elaboração brasileira!











2 comentários:

paduaprs disse...

muito bom conhecer vinhos biodinamicos. estamos com projeto pra vinhos organicos no rio grande do sul. grato. antonio.
PS era muito amigo de isolda holmer paes. quando em vida a visitava muito

Breno Klamas disse...

Parabens pela iniciativa. Existe tambem um vinhedo Biodinamico na Lapa-PR. Com a primeira colheita prevista para 2012.