sábado, 9 de abril de 2011

VINHOS DO CERRADO (2)

INTRÉPIDO - PRIMEIRO VINHO FINO PREMIUM DE GOIÁS

Na região goiana do Planalto Central, balizada pela cidade de Cocalzinho de Goiás, paralelo 15,5° sul, a 125 quilômetros de Goiânia e pouco mais distante de Brasília, em terras de altitude acima de 900 metros, está sendo consolidada uma vinícola que materializa a vitivinicultura tropical nos cerrados. Nesse projeto Goiás ensaia seus primeiros passos para se tornar mais uma região brasileira de produção de vinhos de qualidade.



Na vitivinicultura tropícal de altitude do cerrado, o ciclo anual de produção se estende para até 165 dias, desde a poda no início de março até a colheita em meados de agosto. Esta calibração do ciclo possibilita explorar as vantagens de uma grande amplitude térmica num inverno seco e longe do verão chuvoso da região.  


O pioneiro empreendedor é o médico Marcelo de Souza que iniciou a formação de vinhedo exclusivo de castas viníferas em 2005, já elaborou os primeiros vinhos finos premium goianos em 2008, nas versões varietais Barbera e Syrah. A quantidade produzida foi pequena porque experimental e somou cerca de 800 garrafas rotuladas sob o nome forte de INTRÉPIDO. 




A safra de 2010 já se encontra amadurecendo em carvalho francês de primeiro uso, com os mesmos varietais já elaborados em 2008, e deverá estar chegando ao mercado neste ano. Criterioso e muito bem preparado tecnicamente, o Dr. Marcelo não está medindo esforços para colocar seus vinhos entre os melhores do país.

Na visita às instalações provisórias da Vinhos Finos do Planalto, pude degustar os vinhos engarrafados de 2008 e os vinhos em barricas de 2010.


O Syrah 2008 tem cor escura profunda, 13,5 % de álcool, tem um primeiro ataque com toques de casca de laranja e baunilha, depois passa pelos tostados delicados e finaliza com interessante complexidade reunido frutas maduras, chocolate, tabaco e pimenta preta. Final de boca agradável e longo.



Por sua vez, o Barbera 2008, cor bem escura, 15% de álcool, tem a participação de 10% de Tempranillo e exibe um carater complexo que mescla torta de nozes com caramelo e baunilha, traz frutas vermelhas sobre toques minerais muito interessantes. A acidez está corretamente saliente e se equilibra com o robusto teor alcoólico e a carga de taninos redondos. Agradavelmente persistente.

Resta-nos aguardar o término do amadurecimento da safra 2010, o engarrafamento e o descanso recomendável, para provar esta versão dos vinhos, agora com as vinhas mais adultas e equilibradas.


4 comentários:

Silvia Mascella Rosa disse...

Amigo Sérgio, se curiosidade matasse eu não poderia estar lhe escrevdnmo agora!
Grande matéria. Obrigado pela novidade.
Sílvia

guiotti disse...

Amigo Marcelo, acompanho há muito o seu trabalho e sempre torci pelo seu sucesso.
Grande abraço.

David Macedo disse...

Grande notícia paa os apreciadores do bom vinho!!!
só nos resta adaptar as variedades certas para o serrado, e teremos uma produção de vinhos de qualidade logo logo!
Eu tambem vou pra Goiás produzir vinho, em breve!!
grade abraço e Sucesso Dr. !!!!!!!!!!!

zoekairos disse...

Olá meus caros. Acabei de abrir uma garrafa de Intrépido Syrah 2008 adquirida num Empório em Pirenópolis e fiquei muito impressionado. Estou começando no mundo dos vinhos, mas este foi um dos melhores que já provei. Dr. Marcelo, parabéns. Seu trabalho já está muito bom e pode se consolidar num futuro próximo. Torço por isso e desejo, em breve, fazer-lhe uma visita.