sábado, 11 de dezembro de 2010

CAFÉ AO PORTENTO - UM NAMORO QUE DÁ CERTO

Portento é um vinho fortificado produzido pela Quinta Santa Maria, com uvas de seus vinhedos de altitude, a 1.300 metros sobre o nível do mar, localizados em São Joaquim, Santa Catarina.


Vinhedos plantados nos terraços construídos nas encostas do rio Lavatudo.

Em sua elaboração, o português Nazario Santos emprega técnicas genuínas trazidas de sua experiência na região do Vinho do Porto e, mais ainda, reformou as encostas do Rio Lavatudo, transformando-as em sucessivos terraços nos moldes do Douro. O Portento é um corte de Cabernet Sauvignon, Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz. Sua fortificação resulta em graduação alcoólica de 18%. A temperatura de serviço deve ficar em 14ºC.


Winemaker Nazario Santos, pai do Portento.

Pela sua potência alcoólica e doçura, faz casamentos enogastronômicos com frutas secas e castanhas, queijos intensos como o pecorino romano, o gorgonzola, o roquefort e o português da Serra da Estrela. Sua harmonização com as sobremesas à base de chocolate ganha destaque com tiramissu ou petit gateau), além do próprio chocolate.


Degustação com harmonização em Florianópolis.

A grande jogada para aumentar o prazer do cafezinho, expresso ou de coador, é tomá-lo com uma pequena taça de Portento. Se a combinação chamar, pode-se desfrutar do triângulo amoroso Portento, café e charuto!

(www.quintasm.com)

Nenhum comentário: