quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

RUBY CABERNET - VARIETAL DA CAMPOS DE CIMA



A variedade Ruby Cabernet é uma criação do eminente pesquisador e hibridador californiano Dr. H.P.Olmos, da Universidade de Davis, California, efetuada pelo cruzamento da Cabernet Sauvignon com a Carignan, no ano de 1948. A idéia era manter a qualidade excepcional davinífera Cabernet aumentando a produtividade através da vinífera Carignan.


O vinho resultante da Ruby Cabernet apresenta-se com a cor vermelho mais pronunciado, adquirindo da Cabernet Sauvignon alguns aromas básicos como das frutas como cereja e ameixa e mantendo a coloração forte e estável da Carignan.



Na California existe uma grande área plantada com esta variedade, qualquer coisa ao redor de 5 mil hectares, condição que pode ser prejudicial pela filosofia massificante dos norte-americanos, prejudicando a qualidade possível através da grande produtividade no vinhedo.

O Todovinho da Semana selecionou o rótulo Ruby Cabernet da vinícola Campos de Cima, localizada na cidade de Itaqui, RS, na emergente região vinícola da Campanha Oriental.


Trata-se de um varietal elaborado a partir de uvas colhidas de vinhedo conduzido em espaldeira dupla, espaçamento entre plantas de 1,20 m, densidade de 2.535 plantas por hectare, baixa produtividade por videira.


A Região da Campanha Oriental é uma continuação da região vitivinícola uruguaia que margeia o rio Uruguai de onde vieram as videiras de Tannat para a Região da Campanha Gaúcha.


A Campos de Cima é uma vinícola butique na qual seus proprietários exercem uma produção que poderia ser classificada de vinho de autor.


Este varietal de Ruby Cabernet apresenta a tipicidade da casta. No seu aspecto visual destaca-se a cor vermelho, reflexos violáceos e lágrimas abundantes. No olfato, aromas vegetais de folha de parreira, sutis toques de especiaria, sobre notas frutadas de ameixa preta e maçã verde. Um traço lembra tabaco de cigarro. O ataque de boca é forte, corpo médio, acidez correta e viva, equilibrada com o teor alcoólico de 12% e os taninos maduros.

A vinícola Campos de Cima ainda oferece outros bons rótulos: Tannat, Malbec, Primeiro Corte (Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat), Tempranillo, Viognier e o espumante champenoise brut Campos de Cima.


(para receber em casa: contato@camposdecima.com.br )







































Nenhum comentário: