domingo, 5 de dezembro de 2010

DEGUSTAÇÃO VISUAL - O QUE ACONTECE NA ADEGA

Na primeira parte da postagem Degustação Visual (novembro 2010) foi mostrada a determinante influência das condições do local e dos tratos culturais no vinhedo na determinação da qualidade das uvas, condição mais relevante para desenhar as probabilidades de se elaborar um vinho destacável.

Considerando que a colheita rendeu uvas com alta qualidade e com a madurez mais completa possível, a qualificação do vinho passa a depender das ações na adega, dos fatores relacionados com a vinificação!


SELEÇÃO DE CACHOS E BAGAS NA ENTRADA DA CANTINA GARANTE A QUALIDADE DA UVA

Com as uvas supermaduras o enólogo dispõe de um mosto bem concentrado e rico, com o qual chegará a um vinho de alta gama, se não cometer deslizes.

Sendo o vinho em elaboração um tinto robusto para amadurecimento e guarda, a uva deve ser degranada do cacho e prensada a seguir. O maior ou menor contato por maceração com as cascas resulta nas distintas matizes de cor, desde o pálido clarete até o tinto profundamente escuro.

Quando em elaboração, o vinho vai extraindo polifenóis da casca da uva, começando pelos antocianos que geram a cor violácea e em seguida passa a sacar os taninos de cor vermelho-telha. Se a maceração é curta, o vinho será violáceo e com pouco tanino para garantir-lhe a manutenção da cor. Porém, se for alongada a maceração, a cor será um tinto forte com reflexos violáceos, que se manterá por longo tempo de guarda de um grande vinho.


REMONTAGENS PARA EXTRAIR MAIS POLIFENÓIS DA CASCA

Os reflexos violáceos são a indicação de qualidade dos vinhos ainda jovens, com concentração de antocianos e forte intensidade de acidez, que vai diminuindo com o passar do tempo, pela maior acomodação da acidez jovem para a acidez madura. A intensa presença de taninos preserva o vinho da oxidação e os traços violáceos aportados pelos antocianos.


BEM, DEPOIS DE TUDO ISSO, UM SET DE VINHOS DE COR DIFERENTE PARA APRECIAR!

Um aspecto a ser observado é a variação da intensidade da cor do vinho tinto de acordo com a variedade.

Tempranillo – vermelho escuro com reflexos a granada.
Cabernet Sauvignon – vermelho rubi, violáceo com reflexos purpúreos.
Malbec – vermelho violáceo com reflexos azulados.
Pinot Noir – vermelho rubi, groselha, com corpo de boa transparência.

Nenhum comentário: