segunda-feira, 15 de abril de 2013

FRANCO BIONDI-SANTI: PERDEMOS O PAI DO BRUNELLO

A saga desta emblemática família teve início com o "bis-nono" de Franco, Clemente Santi que, em 1800 na província de Siena, lançou-se ao estudo da plantação de Sangiovese, especialmente nas partes altas do terreno, pois entendia que a maior insolação iria fazê-la se desenvolver mais e produzir com maior corpo. Para diferenciar a uva mais graúda, a Sangiovese Grosso seria chamada de Brunello devido ao vinho de cor morena muito profunda. 
 
Seu filho, o "nono" Ferruccio Biondi-Santi, deu continuidade à elaboração de vinhos em 1860, ainda visando o abastecimento próprio e de vizinhos.
 
Seu exemplo foi seguido pelo filho, o pai de Biondi-Santi, chamado Tancredi Biondi-Santi, que se entregou com um pouco mais de ênfase às atividade vitivinícolas.
 
Mas foi mesmo na terceira geração, através de Franco Biondi-Santi, por volta de 1950, que se deu o grande salto do “Brunello di Montalcino”, este passando a ser visto como um dos vinhos mais importantes da Itália e, assim, ganhou o mundo através das asas da fama internacional.
 
Franco manteve a atividade na propriedade Il Greppo, o mais expressivo vinhedo da Toscana que, muito próximo da famosa vila medieval Comuna di Montalcino, dela emprestou o nome para o seu vinho Brunello di Montalcino.
 
O Brunello de Montalcino é um varietal da casta italiana Sangiovese, com amadurecimento de cinco anos antes de ser lançado à comercialização. Com essa prática, Franco materializava suas convicções de que o seu vinho deveria manter-se vivo por décadas.
 
Apesar dos desentendimentos no seio da própria família, provavelmente pela teimosia em segurar por anos o seu produto, ele se manteve firme na sua criação e tinha grande orgulho de sua intransigência.
 
O varietal Sangiovese também foi defendido com firmeza por Franco quando participou de um grupo que no ano passado, combateu e derrotou uma corrente local que propunha a entrada de outras castas para compor cortes com a Sangiovese para gerar os vinhos Brunello e Rosso di Montalcino. 
 
Bem, no dia 7 de abril último, a vitivinicultura mundial perde um dos seus grandes filhos com o falecimento de Franco Biondi-Santi, aos 91 anos de idade. O mundo vinícola se rende à sua grande estatura humana e apresenta os mais sinceros agradecimentos... E homenagens! 
 

Nenhum comentário: