terça-feira, 23 de abril de 2013

MALBEC WORLD DAY - TODO DIA 17 DE ABRIL

Com a migração de variedades européias para a Argentina, especialmente as francesas, a Malbec chegou na Argentina pelas mãos do agrônomo francês Michel Aimé, nos idos de 1853, quando foi plantada no grande viveiro nacional da Quinta Agronômica Normal de Mendoza.
 
Esta estação experimental tinha por objetivo aportar novas videiras aos vinhedos daquele país para melhorar a base varietal do vinho argentino, além de sediar uma Escola de Agricultura para apoiar as pesquisas e experimentos.

Nesse contexto, a Malbec acabou conhecendo seu verdadeiro terroir e mostrou uma ótima adaptação às regiões vinícolas de Mendoza, a partir das quais se expandiu para outras partes da Argentina e foi ganhando grandes áreas plantadas.
 
O ambicioso projeto da Quinta Agronômica de Mendoza, que tinha o total apoio do governador desta província, Pedro Pascual Segura, foi apresentado em 17 de abril de 1853,  para a Legislatura Provincial , quando recebeu total aprovação. O projetop ganhou força de lei na Câmara de Representantes, em 6 de setembro do mesmo ano.
 
Assim a data de 17 de abril de 1853 se tornou um marco histórico expressivo no prcesso de transformação da vitivinicultura argentina e, por esta razão, a Wines of Argentina, elegeu-a para homenagear esta cepa ícone do país como o Malbec World Day. Este ano foram realizados 70 eventos festivos, em 60 cidades de 45 países do mundo, como Nova York, São Paulo, Londres, Xangai e Mendoza. 
 
Os blogueiros brasileiros participaram do evento através da Confraria Brasileira de Enoblogs que esteve publicando matérias sobre a uva Malbec e o seu vinho Malbec. 
 
Todas as atividades você pode acessar no site http:/www.malbecworldday.com.br.

Nenhum comentário: