quarta-feira, 3 de abril de 2013

IBRAVIN - TEM NOVA ASSESSORIA DE IMPRENSA


O chefe da Assessoria de Imprensa do Instituto Brasileiro do Vinho, o jornalista Orestes de Andrade Jr. deixou neste primeiro de abril o cargo depois de quatro anos de batalhas e realizações. Foi ele um grande aproximador dos jornalistas com o Ibravin e deixou um caminho mais tranquilo para a sua substituta, a  jornalista Martha Caus.

No evento de sua despedida, Orestes de Andrade Jr deixou mensagem para todos nós que convivemos com ele nesse período, da qual separamos alguns trechos:

“Orestes do Ibravin. É assim que fiquei conhecido nos últimos exatos quatro anos. Com muito orgulho. Essa história se encerra hoje – 1º de abril de 2013. E, juro, não é pegadinha. Deixo a Assessoria de Imprensa do Ibravin após quatro anos de trabalho, aprendizado e paixão!

Conheci o Carlos Raimundo Paviani e o Diego Bertolini quando era o chefe da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do Rio Grande do Sul.

 Acompanhei o que considero o início da história do Instituto, que em 2013 completa 15 anos. Isso porque foi em 2007, primeiro ano do governo Yeda Crusius, que o Governo Gaúcho aprovou uma lei destinando 25% dos recursos do Fundovitis diretamente ao Ibravin. O objetivo: investir na promoção dos vinhos brasileiros. Foi então que o Ibravin passou a ter orçamento anual conhecido, possibilitando a realização de inúmeras ações nos anos seguintes.

....

Então, ao invés de mencionar como o mercado brasileiro de vinhos mudou neste período, como o Ibravin avançou (hoje, por exemplo, já são 50% dos recursos do Fundovitis que são direcionados ao Instituto) e de como a evolução dos vinhos brasileiros avançou à la Jucelino Kubitschek (50 anos em 5), prefiro falar do futuro...

Tenho como característica pessoal, boa ou ruim, de pensar sempre à frente. Sem esquecer o passado, claro, mas sem revisá-lo demoradamente e, muito menos, sem ficar preso a ele. Devo registrar apenas que tenho um orgulho inaudito da minha história no Ibravin.

 Ademais, o trabalho feito, bem ou mal, fala por si.

Para quem me conheceu apenas nos últimos quatro anos e, portanto, teve contato somente com o Orestes do Ibravin, digo que já fui o Orestes da Energia (quando fui chefe da assessoria de imprensa da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações do Rio Grande do Sul, justamente na implantação dos primeiros parques eólicos no RS), e também já fui o Orestes da Agricultura ou da Seapa (quando coordenei a comunicação da Secretaria Estadual da Agricultura)...
 
É assim que sou. Me entrego de tal forma aos projetos que, não raro, sou confundido com eles.

Volto a ser, por enquanto, o Orestes de Andrade Jr. Ou o Orestes do Pietro, meu filho querido que tanto amo. Até o próximo projeto chegar...

.....

Também quero agradecer aos três presidentes do Ibravin que tive o prazer de conviver – Denis Debiasi, Júlio Fante e Alceu Dalle Molle. O Paviani, o Diego e a Andreia, culpados por eu ter estado “uma vida” no Ibravin, qualquer agradecimento é pouco diante da dimensão da oportunidade e da experiência que me proporcionaram. Acima de tudo, são três executivos competentes, talentosos e que sabem trabalhar em equipe.

.....

Quem fica agora com vocês é a jornalista Martha Caus, companheira de outras jornadas, e que já está comigo há alguns meses fazendo a transição necessária para a comunicação do Ibravin melhorar a cada dia.

......

Um grande abraço e, mais uma vez, obrigado Ibravin!”

O momento por que transita a vitivinicultura brasileira nesses novos tempos, impõe o compartilhamento com um grande volume de informações oriundas do setor vitivinícola nacional, exigindo novas ações da estrutura do Ibravin que, aproveitando este evento, vai desenhar uma nova estrutura para não perder o ritmo de atendimento das demandas da imprensa.

 A nova assessora de imprensa do Ibravin, Martha Caus, assim se manifestou:

"Agradeço o convite feito pela entidade para ingressar neste universo e aproveito a oportunidade para informar que podem contar com a mesma dedicação empreendida pelo meu colega Orestes, com quem já tive a oportunidade de trabalhar em outros projetos. Sei que a responsabilidade é grande e farei o meu melhor.

Com os demais membros da equipe, estou à disposição para continuar o trabalho de auxiliar a divulgação junto à imprensa e o compartilhamento de informações inerentes ao setor produtivo da uva e do vinho no Brasil. Obrigada Orestes pelo plantio e parabéns pela colheita quem vem sendo realizada desde o seu ingresso no Ibravin. E sucesso em suas novas veredas!”

 
Muito obrigado, Orestes de Andrade Jr! Muito sucesso, Martha Caus!

Nenhum comentário: