quinta-feira, 18 de abril de 2013

INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA - IP ALTOS MONTES - APROVADA PELO INPI

A oficialização da terceira Indicação de Procedência (IP) de vinhos brasileiros já tem dia, hora e local marcados. Hoje,  dia 18 de abril, às 19h, na Escola Internacional de Gastronomia (UCS/ICIF) será entregue pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a IP Altos Montes, compreendendo a região produtora localizada entre as cidade de Flores da Cunha e Nova Pádua. Desde 2005 a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) pleiteava a distinção, que foi deferida pelo órgão em dezembro passado.
 
A Apromontes foi criada em 2002 e desde então ocorreu um grande processo de transformação nas vinícolas e produtos da região produtora. Foram realizados muitos investimentos em vinhedos, vinícolas e em enoturismo. Atualmente somos 11 vinícolas preparadas para receber bem e produzir ótimos vinhos. Esse será um marco em nossa história”, destaca o presidente da Apromontes, Deunir Argenta.
 
Para receberem o selo da IP os vinhos da região passarão, a partir de agora, por um criterioso processo de seleção, que delimita o local de cultivo das uvas, as variedades utilizadas na elaboração dos vinhos, critérios de produtividade, entre outros. Ao todo, 14 vinhos produzidos em 2012 já poderão ser lançados com selo. “Na safra 2013 o número de produtos com selo já deve dobrar”, destaca o presidente do Conselho Regulador da Apromontes, Daniel Salvador.
 
Além do esforço dos produtores associados à Apromontes, o reconhecimento da IP foi possível graças ao projeto financiado pela Embrapa, tendo como instituições executoras a Embrapa Uva e Vinho (coordenação geral), a Embrapa Clima Temperado, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao todo, o projeto mobilizou uma equipe de 15 pesquisadores destas instituições. O trabalho ainda contou com apoio financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo.
 
Segundo Jorge Tonietto, pesquisador da Embrapa que coordenou o projeto da IP Altos Montes, o reconhecimento é resultado da clareza de objetivos imposta pela associação de produtores, bem como cooperação com a equipe do projeto, que teve início em 2005 com o então presidente da Apromontes, Antonio Mioranza. “Em poucos anos de trabalho já são visíveis os resultados obtidos com a produção de vinhos cada vez melhores, que conquistam o reconhecimento dos consumidores. Alguns produtos são históricos na região, como o Riesling Itálico, o Cabernet Franc e a Malvasia de Candia. Outros estão se firmando como novas descobertas, como é o caso da Ancellotta”, destaca Tonietto.
 
Norberto de Barcellos, da Barcellos Marcas, empresa responsável pelo processo junto ao INPI, explica que o pedido foi encaminhado à Delegacia Regional do Rio Grande do Sul no dia 13 de março de 2012. A partir de então não sofreu nenhuma exigência e tramitou normalmente. A publicação de deferimento ocorreu em 10 de dezembro de 2012, após uma tramitação rápida pelo órgão. “A tramitação foi muito rápida devido a exigência estabelecida em todas as etapas pela própria região produtora”, finaliza Barcellos.

Nenhum comentário: