domingo, 2 de outubro de 2011

CENTRO PAULA SOUZA TERÁ ESCOLA DE COZINHA E HOTELARIA

Para quem não conhece, o Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

O Centro Paula Souza administra 51 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e 202 Escolas Técnicas (Etecs) estaduais paulistas, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec. Sua atividades estão presentes em mais de 270 cidades paulistas.

As Etecs atendem mais de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, enquanto que as Fatecs, atendem ao redor de 50 mil alunos que estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.


O Centro Paula Souza assinou no dia 28/9 um convênio com a tradicional escola de enogastronomia italiana ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners), para a instalação de um Centro de Hospitalidade na futura Escola Técnica Estadual (ETEC) Nova Luz, prevista para 2012. O objetivo é investir na formação de profissionais para um mercado de trabalho em constante crescimento, crescimento este que experimentará um aumento expressivo com os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos: a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.

Inicialmente, serão oferecidos os cursos de Técnico de Cozinha, Técnico em Hospedagem, Sommelier e Técnico em Bar e Restaurante. Devem ser atendidos cerca de 500 alunos por ano. “Vamos treinar professores do Centro Paula Souza na nossa sede, no Castelo de Costigliole d’ Asti, para que eles se tornem os multiplicadores da nossa didática. E os instrutores do ICIF virão da Itália para dar cursos na ETEC Nova Luz. Assim vamos unir a qualidade do Centro Paula Souza aos mais elevados padrões de ensino europeu”, diz Paola Tedeschi, representante do ICIF no Brasil.

O prédio de 4.000 m2 na região da Nova Luz contará com cozinhas didáticas, sala para aula de cafeteria e bar, salas de confeitaria e panificação, laboratórios de análise sensorial, sala-restaurante para o treinamento de serviço, salas de degustação, salas para treinamento em hotelaria, auditório e um mini-hotel com quatro apartamentos para hospedar professores e convidados do Centro Paula Souza, administrado pelos próprios alunos.

Para que se tenha uma idéia da expressão do ICIF vale informar que o ICIF foi fundado em 1992 por um grupo de chefs e gastrônomos que perceberam a necessidade de divulgar a enogastronomia italiana pelo mundo. Oferece cursos de especialização em Enogastronomia das Regiões da Itália a profissionais estrangeiros. O ICIF tem 36 escritórios de representação espalhados pelo mundo e três escolas fora de sua sede: Flores da Cunha (RS), em parceria com a Universidade de Caxias; Shanghai, junto ao campus universitário Shanghai Nanhui Gong Mao Xue Xiao, e Seul, na Coréia. A sede italiana está equipada com modernas cozinhas, padaria, confeitaria, auditório e enoteca-elaioteca (para degustação de vinho e azeite). Mais de 300 estudantes brasileiros já se formaram no ICIF. Em associação com a Associazione Italiana Sommeliers (AIS), o instituto também oferece cursos profissionalizantes para sommeliers, em São Paulo.

Nenhum comentário: