terça-feira, 11 de outubro de 2011

VINÍCOLA CAMPOS DE CIMA - UMA JÓIA ESTÁ DESPONTANDO

A pequena Campos de Cima, uma butique vinícola da região da Campanha Gaúcha, vem elaborando vinhos de qualidade desde 2006, especialmente bons exemplares de vinho da casta Tannat. A localização dos vinhedos, repete as excelentes condições das terras uruguaias para a produção desta variedade.

Até anos recentes a vinícola não participava de eventos oficiais de degustação porque as quantidades produzidas não lhes davam suporte de representatividade. Por exemplo, na Avaliação Nacional de Vinhos, que é realizada anualmente pela Associação Brasileira de Enologia desde 1993, com a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho, o vinho para ser inscrito no evento tem que ter estoque mínimo de 5 mil litros.

Este ano foi diferente. Esta foi a primeira vez que a Campos de Cima participou da Avaliação Nacional de Vinhos. O vinho tinto fino seco Tannat, da Vinícola Campos de Cima, foi selecionado entre as melhores amostras da safra 2011 na 19ª Avaliação Nacional de Vinhos. Das 383 amostras inscritas (48% mais que a edição anterior), 118 vinhos foram classificados entre as 30% amostras de vinho mais representativas da safra 2011, entre eles o Tannat da Campos de Cima.

“É preciso dizer que o vinho selecionado entre as melhores amostras da safra 2011 não havia passado por barricas quando foi recolhido pela ABE para ser degustado pelos avaliadores. Ou seja, agora, após passagem por carvalho, ele está ainda melhor”, explica Hortência Ayub, proprietária da vinícola.


Recentemente, os rótulos varietais da Campos de Cima desta variedade de uva foram incluídos na carta do restaurante Aprazível, do Rio de Janeiro, escolhidos pela revista Prazeres da Mesa como a melhor seleção de vinhos brasileiros de todo o País. Esta é uma boa indicação da excelência desses vihos de butique.


O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Celito Guerra, comenta que este “é o melhor vinho Tannat já feito pela Campos de Cima”. Segundo ele, a uva atingiu uma maturação plena e como o vinho ainda ficará mais uns meses em barricas de carvalho francês para depois ser engarrafado, vai apresentar evolução qualitativa bem interessante. O lançamento está previsto para o final do ano que vem ou início de 2013. “Incrivelmente, é um vinho que está redondo, elegante, quase pronto para ser apreciado”, observa.

Como conheci vários exemplares da Campo de Cima, acredito piamente na alta qualidade do vinho que nos chjegará à mesa em 2013!

Nenhum comentário: