quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MALVASIA DE CÃNDIA - UM BOM ESPUMANTE DA DON LAURINDO

A família das Malvasias apresenta-se com grande confusão através da inumeráveis variedades espalhadas por muitas regiões nas quais recebe denominações específicas.

A variedade Malvasia de Cândia é aceita como vinda originalmente da região ao redor do mar Egeu, em terras gregas, mais especificamente da cidade de Heraklion, conhecida pelos venezianos como Cândia. A denominação Malvasia é tida como derivada do nome da fortaleza veneziana Monemvasia, chamada Malvasia pelos italianos, localizada na costa da Lacônia. Esta praça de negócios teria feito as vezes de um centro de comercialização dos vinhos da região.

A Malvasia di Candia é uma variedade muito diferente da Malvasia Bianca e da Malvasia Cândida (Malmsey), esta última famosa pela utilização na elaboração dos vinhos fortificados da Ilha da Madeira.

Um exemplar da Malvasia de Cândia é o Espumante Don Laurindo Brut 2010, varietal desta casta, um vinho branco espumante elaborado pelo método tradicional (Champenoise), com 12% de graduação alcoólica. Produtor: Don Laurindo.

Um belo corpo cristalino de amarelo champanhe com reflexos sutis verdeais, perlage fino e intenso, persistente, formando uma coroa de espuma rente às bordas da taça. Movimento circulas vagaroso indicando bom corpo, Lágrimas intensas e medianamente gordas.

No olfato um vinho com toques vegetais e frutados, como flor de begônia e lixia, complexidade por conta de traços de uvas passas e noz. Trata-se de uma malvasia aromática.

Ataque de boca bem complexo devido às várias nuanças aromáticas, lembrando cítricos, pêssego, abacaxi e marmelo, gordo no preenchimento sobre a língua, acidez bem balanceada, gerando agradável frescor.

Final de boca longo e agradável, frescor persistente, sutil amargor próprio dos espumantes.

Acompanha bem, além de entradas, peixes, frutos do mar, pratos orientais, massas com molho branco e legumes e queijos leves. Ideal para abrir recepções acompanhando bem os tradicionais finger food.

Nenhum comentário: