Com diferenciais que começam desde a concepção daforma da garrafa com quatro lados, o rótulo ícone da Vinícola Perini volta ao mercado no final deste mês em edição limitada de 4 mil unidades elaboradas com quatro castas viníferas a partir de uma safra de excelência.
O tinto Perini Qu4tro da safra 2009 é elaborado a partir da assemblage de Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Ancellotta, apenas em anos considerados excepcionais em termos da qualidade das uvas. As outras safras que mereceram o rótulo do Perini Qu4tro foram de 2005 e de 2008.
Toda matéria-prima utilizada é cultivada nos vinhedos da própria vinícola, no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha. Depois de vinificado, o vinho permaneceu nove meses em barricas de carvalho francês, sendo engarrafado em outubro de 2012 com 12% de teor alcoólico. O pré-lançamento ocorreu na terça-feira (16/04) na Vinheria Percussi, em São Paulo. O rótulo será lançado oficialmente na ExpoVinis na próxima semana, de 24 a 26 de abril, também na capital paulista.
“Selecionamos as uvas que atingiram níveis bastante elevados de maturação e qualidade. A condução dos vinhedos é extremamente delicada e há um tempo adequado de barrica para a elaboração do Perini Qu4tro”, explica o enólogo Leandro Santini. A edição anterior, safra 2008, já não pode mais ser encontrada sequer nos estoques da vinícola: foi esgotada e tornou-se item de colecionador.
“A demanda por um vinho como o Perini Qu4tro é um indicador de que o Brasil possui consumidores exigentes e interessados em experimentar o que os produtores oferecem de diferente”, avalia o diretor-presidente da vinícola, Benildo Perini.
Conceitualmente, o Perini Qu4tro está associado aos valores e à simbologia do próprio algarismo no processo de vinificação, como as quatro estações fundamentais para a formação da uva e as quatro fases lunares que influenciam no crescimento da videira. Além de evocar os sentidos de força, sonho, energia e poder, presentes no árduo trabalho de cultivo da vinha e de elaboração de um vinho de qualidade superior.
O 4 ainda identifica o uso de quatro uvas, os quatro elementos da natureza, os quatro pontos cardeais e os quatro símbolos da matemática. “Em síntese, simboliza a harmonia do nosso terroir capaz de gerar um vinho complexo e ao mesmo tempo equilibrado”, destaca o diretor de marketing da empresa, Pablo Perini.
FICHA TECNICA
Perini Qu4tro - safra 2009 - 750 ml - 12%
Composição: 53% Cabernet Sauvignon, 32% Merlot, 6% Tannat, 9% Ancellotta
Preço: R$ 90
Produtor: Vinícola Perini
Região: Vale Trentino – Farroupilha – RS – Brasil
Vinificação: seleção manual dos cachos das variedades que compõe o corte. Fermentação com leveduras selecionadas. Fermentação em tanques de aço inox, maceração lenta e gradual, com temperatura controlada entre 25˚C e 27˚C durante 10 dias. Fermentação malolática completa em barricas. 100% do vinho permaneceu 9 meses em barricas novas de carvalho francês. O vinho foi engarrafado em outubro de 2012.
Crédito da foto: Jane Prado / Divulgação
Um comentário:
Termos sido escolhidos para o lançamento do vinho ícone da vinícola Perini foi sensacional! Como sempre, é muito motivador fazer esse papel!! Nosso trabalho sempre foi (e continua sendo) o de colocar o vinho no seu devido lugar, ou seja, à mesa, ao lado da comida, visando restaurar o bem-estar das pessoas que desfrutam da experiência. Receber esse reconhecimento de produtores, importadores, jornalistas e amantes do vinho não tem preço!!!
Postar um comentário