sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA - TROFEU VITIS 2012


A Avaliação Nacional de Vinhos é considerada o momento maior do vinho brasileiro. E é justamente por isso que a Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora -, aproveita o evento para homenagear grandes colaboradores do setor com o Troféu Vitis. A cada safra, são distinguidas duas personalidades. Porém, nesta edição do evento, foi acrescida uma homenagem póstuma ao enólogo e ex-presidente da ABE Cleber Andrade. A entrega ocorreu durante a 20ª Avaliação Nacional de Vinhos realizada no dia 29 de setembro, em Bento Gonçalves. 

Silvia Mascella Rosa - merecido Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2012
 
O Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2012 foi para a jornalista e sommelier, Sílvia Mascella Rosa e o Troféu Vitis Destaque Enológico 2012 foi para o enólogo Jaime Lovatel.
 
Jornalista e sommelier, Silvia Mascella Rosa começou a escrever sobre alimentos e bebidas em 1994 e construiu um vasto e especializado currículo na área enológica.
 
Ainda, Cristian Bernardi realizou uma justa homenagem ao saudoso enólogo Cleber de Andrade, que faleceu antes de recebr o reconhecimento como um dos mais expressivos enólogos brasileiros. O Troféu Vitis (in memoriam) foi entregue à família de Cleber.
 

Saudoso amigo Cleber de Andrade, ao centro, na ocasião do VI Concurso do Espumante Brasileiro 
 

O enólogo Cleber Andrade, integrava o conselho da ABE, na qual exerceu a presidência entre 2000 e 2001. Também atuou como professor de Enologia na década de 1980. Andrade foi um profissional brilhante, que batalhou muito pela profissão e pelo vinho brasileiro.


O presidente da ABE, para homenagear o saudoso colega, compôs um poema que leu ao som de Orelhano, música de Dante Ramon Ledesma, uma das preferidas de Andrade: “O importante ao se fazer um vinho, assim como na construção de uma vida, não é necessariamente o objetivo final, mas sim a preocupação com o “fazer bem” o próprio dia-a-dia, o presente. (...) Soubeste evoluir. Trouxeste para os que contigo conviveram, não só a serenidade do vinho clássico, mas acima de tudo, deixaste transmitir sentimentos, nos mais diferentes níveis de intensidade, que te caracterizaram, como um Homem de Personalidade”, declamou. Neste momento, a emoção tomou conta do público presente, foi difícil reprimir as lágrimas, mesmo para os que não tinham contato com o homenageado. 
 
Engenheiro agrônomo e professor, Jaime Lovatel é um profissional experiente na área de extensão rural, gestão pública e projetos no setor de agropecuária e inovação tecnológica, agronomia, com ênfase em fitotecnia. Atualmente, Lovatel é professor titular da Universidade de Caxias do Sul nas áreas de fruticultura, manejo e conservação do solo.
 
Um público de 850 apreciadores de vinho participaram da 20ª edição do evento. A avaliação reuniu 387 amostras de 70 vinícolas de seis estados brasileiros. Na oportunidade, foram divulgados os vinhos classificados entre os 30% representativos, além dos 16 selecionados para a degustação.

 
Fotos: Gilmar Gomes

 

Nenhum comentário: