O Ibravin - Instituto Brasilerio do Vinho é uma instituição voltada à divulgação dos vinhos produzidos no Brasil, dentro e fora do país, além das ações em defesa do seu desenvolvimento mercadológico. Tive chance de criticar a iniciativa em favor de se criar oficialmente salvaguardas ao vinho brasileiro como proteção contra o avanço dos vinhos importados no consumo nacional, um artificialismo descabido e antiquado. Mas existem muitas outras ações extremamentre louváveis do Ibravin.
Márcia Monteiro - especialista em enoturismo.
Uma delas é um programa chamado Projeto Imagem que procura aproximar jornalistas, formadores de opinião e comerciantes de vinho da realidade física da nossa vitivinicultura. A edição em que participei ocorreu de 26 a 30 de setembro e levou um grupo para conhecer vinícolas e participar na degustação da 20° Avaliação Nacional de Vinhos.
Degustação ao ar livre
O grupo era formado pelos seguintes companheiros: Andrea Pio, Bruna Pitombo, Érika Mesquita, Gil Mesquita, Jaime Oetega, Leonel Ximenes, Lilian Vidigal, Márcia Monteiro, Marlene Degelo, Marina Rossi, Santiago Tamatyn, Silvestrwe Gonçalves e Vanessa Cavalcanti.
Explicações sobre vinhos e vinificação.
O programa foi aberto com uma preleção sobre o setor vitivinícola brasileiro, dando pinceladas gerais sobre o nosso segmento de vinho e mostrando números de sua perfórmance. Só tenho ressalvas a esta apresentação aos comentários sobre as salvaguardas ao vinho brasileiro que, novamente, mostrou a falta de consist~encia dos argumentos de sua defesa.
Espumantes brasileiros de vários estilos.
O grupo visitou as instalações e degustou vinhos da Miolo, Luiz Argenta, Viapiana, Casa Venturini, Perini, Cooperativa Aurora, Cooperativa Garibaldi e Domno, . No programa ainda os eventos: visita e almoço na Escola de Gastronomia UCS/ICIF, uma amostyra Volta ao Brasil Vititinícola em 60 minutos, evento de lançamento da DO do Vale dos Vinhedos e participação na degustação da 20° Avaliação Nacional de Vinhos.
Almoço harmonizado na Escola de Gastronomia
Realmente esta iniciativa do Ibravin é das mais importantes e produtivas no sentido de aproximar o vinho nacional do público enófilo brasileiro e, assim, melhorar a sua image e aumentar efetivamente o seu consumo.
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