segunda-feira, 1 de outubro de 2012

VINHO BRASILEIRO - 20° AVALIAÇÃO ANUAL

A representatividade dos vinhos brasileiros da Safra 2012 foi conhecida neste último sábado, 29 fde setembro, durante a 20ª Avaliação Nacional de Vinhos que aconteceu no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, estado do Rio Grande do Sul. Este evento é promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) desde 1993 e  é considerado o maior momento do vinho brasileiro. Batendo todos os recordes, esta edição reuniu 387 amostras de 70 vinícolas de sete estados brasileiros, que durante o mês de agosto foram avaliadas por 120 enólogos.
 
 
As 16 amostras selecionadas entre os 30% foram apreciadas pelo público e comentadas por um painel de especialistas de oito países. As percepções de cada vinho foram compartilhadas com o grande público por representantes da Argentina, Brasil, China, Cuba, Holanda, Itália, Portugal e Uruguai. Os vinhos foram selecionados entre os 30% representativos da safra, ou seja, 116 das 387 amostras.
 
Vinho base para espumante
 
1. Chardonnay - Domno do Brasil
2. Chardonnay/Pinot Noir - Miolo
3. Chardonnay/Pinot Moir
 
Vinho Branco não aromático
 
4. Chardonnay - Luiz Argenta
5. Chardonnay - Goes % Venturini
6. Chardonnay - Coop. Nova Aliança
7. Chadonnay - Basso
 
Vinho branco aromático
 
8. Moscato Bianco - Perini


  Silvia Mascella - merecido Premio Destaque 2012
 
Vinho Tinto jovem
 
9. Gamay - Salton
 
Vinho tinto
 
10. Teroldego - Don Guerino
11. Merlot - Almaviva]
12. Cabernet Sauvignon - Guatambu
13. Cabernet Sauvignon - Coop. Aurora
14. Marselan - Casa Valduga
15. Tannat -Antoio Dias
16. Tannat - Almadén
 
O painel é formado por especialistas, sommeliers, jornalistas e enólogos. Ao chegar a sua 20ª safra, a Avaliação terá reunido mais de 12 mil apreciadores da bebida desde 1993, quando a ABE iniciou essa trajetória. De lá para cá, a contribuição do evento para a evolução da qualidade do vinho brasileiro é inegável. Cada avaliação de safra teve forte influência no desenvolvimento do setor.

Formato da degustação


Uma das 16 amostras é servida. Depois de degustada, cada participante dá sua nota e assinala seus comentários na ficha de degustação. Logo em seguida, é feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que apresenta os resultados de sua apreciação sobre o vinho. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo degustador convidado podem ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Isso permite o aprimoramento do gosto pelo vinho, evidenciando o caráter educativo da Avaliação. Em seguida, passa-se para outra amostra repetindo-se o mesmo procedimento até o final.


NÚMEROS DO EVENTO

- 387 amostras inscritas

- 70 vinícolas de sete estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo)

- 850 apreciadores de 20 estados brasileiros (Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe) e oito países (Argentina, Brasil, China, Cuba, Holanda, Itália, Portugal e Uruguai)

- 16 comentaristas de oito países (Argentina, Brasil, China, Cuba, Holanda, Itália, Portugal e Uruguai).

- 90 garrafas de cada uma das 16 amostras. Total de garrafas: 1.440

- Serviço do vinho: 90 pessoas

(Todas as fotos de Gilmar Gomes)

Nenhum comentário: