A maioria dos apreciadores de vinho no Brasil praticamente viu o nascimento e o crescimento explosivo da Miolo. Um dos fatores desta rápida expansão, creio eu, foi que no caso da Miolo não havia a tradição de copiar os "conhecimentos" de um "nono" ou um "bisnono".
Num curto espaço de tempo, a Miolo cresceu e consolidou-se no mercado brasileiro de vinhos finos. Embora a família trabalhasse na viticultura desde 1897, duas gerações recentes lançaram-se na produção comercial somente de vinhos finos, isso a partir da década de 1990. O primeiro vinho da marca Miolo foi um Merlot produzido com as uvas do Vale dos Vinhedos, sede da empresa.
Em 2006, as partes da Miolo passaram a formar um sólido grupo, o Miolo Wine Group, que hoje reúne um portfólio com mais de 100 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. O grupo já possui sete projetos em seis regiões vitivinícolas brasileiras: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos, RS), Seival Estate (Campanha, RS), Vinícola Almadén (Campanha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS), Lovara Vinhas e Vinhos (Serra Gaúcha, RS), Bellavista Estate (Campanha Gaúcha-RS) e Vinícola Ouro Verde (Vale do São Francisco, BA).
Além disso, selou sua participação no cenário internacional com seis acordos de joint ventures com empresas estrangeiras: Costa Pacífico (Chile), Osborne (Espanha), Los Nevados (Argentina), Henry Marionnet (França), além das vinícolas Podere San Cristoforo e Giovanni Rosso (Itália).
Além disso, selou sua participação no cenário internacional com seis acordos de joint ventures com empresas estrangeiras: Costa Pacífico (Chile), Osborne (Espanha), Los Nevados (Argentina), Henry Marionnet (França), além das vinícolas Podere San Cristoforo e Giovanni Rosso (Itália).
Assim, a Miolo nasceu sob a cultura dos vinhos finos ou vinhos de castas viníferas. Com o esforço de encontrar a melhor qualidade para cada patamar de sua pirâmide de níveis comerciais de vinho, a Miolo ganhou a aprovação dos vários padrões de consumidores nacionais e o respeito pelos seus ícones entre consumidores de outros países.
Hoje, após 20 anos, o Miolo Wine Group, está na liderança do mercado nacional de vinhos finos entre as vinícolas brasileiras, com cerca de 40% de market share, e é referência em qualidade. Está entre as principais produtoras de espumantes, com participação de cerca de 15% no mercado. As empresas do grupo elaboram 12 milhões de litros de vinhos finos.
A Miolo lídera a exportação nacional de vinhos finos e os seus produtos estão presentes em mais de 30 países. O fortalecimento no mercado internacional não é retratado apenas pelo crescimento das vendas, mas também pelos locais em que é possível adquirir os vinhos da empresa. Trata-se da 1ª vinícola brasileira a listar um vinho no Buddha Bar, um dos mais charmosos points de badalação de Londres.
A empresa também
tem colocado seus produtos em cartas de restaurantes internacionais famosos, como o
Benares, em Londres, CN Tower, no Canadá, e no Hotel Le Meridien, em Dubai. O
fortalecimento da presença em pontos sofisticados conhecidos mundialmente é uma
das estratégias da Miolo para aumentar sua atuação no exterior e agregar valor
a sua marca.
No ano passado,
inovou mais uma vez ao ser a primeira vinícola brasileira a ter uma loja
própria e vinhos na China, em parceria com o seu importador local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário